Prioridade

Preocupado com o joelho, Nadal nega pressão por ranking e prega paciência em seu retorno

Espanhol faz seu primeiro compromisso de 2013 no ATP de Viña del Mar e revela querer apenas jogar sem dor; Rafa estreia nessa 3ª nas duplas


Após oito meses longe do circuito, o espanhol Rafael Nadal reconheceu que precisa ser paciente durante seu retorno, que começa nessa semana no ATP 250 de Viña Del Mar, no Chile. O último torneio oficial do atual número 5 do ranking aconteceu em Wimbledon, no final do mês de junho. Logo depois, ele optou por se afastar das quadras para se recuperar de uma lesão no joelho esquerdo.

©Jim Rydell/VTR Open
Nadal já está preparado para a volta ao circuito da ATP em Viña del Mar

"Preciso de semanas de trabalho no circuito. Essa é a minha primeira semana e não acho que os objetivos serão os mesmos que terei daqui a dois meses", declarou o heptacampeão de Roland Garros em entrevista coletiva.

"Preciso ir devagar e ser humilde o suficiente para saber que as coisas não serão boas como eram antes da minha contusão. Preciso ter paciência", completou Nadal, que estreia em Viña Del Mar contra o vencedor do jogo entre o argentino Guido Pella e o um atleta vindo do qualifying.

O primeiro jogo de Nadal no individual deverá acontecer na quarta-feira, porém o espanhol já disputa a chave de duplas nessa terça-feira. Ao lado do argentino Juan Monaco, Rafa enfrenta os tchecos Frantisek Cermak e Lukas Dlouhy, dupla cabeça de chave número 2.

"Espero que o torneio me ajude a ter a sensação que preciso adquirir semana após semana depois de um longo período sem competir", disse o canhoto. "Os resultados são o que menos importa para mim agora", confessou.

"Se meu joelho não doer, não tenho medos. Já tive muitas lesões sérias no passado e fiquei mais forte depois. Essa é a que me deixou afastado pelo maior período, então talvez me levará um pouco mais de tempo para recuperar minha confiança, a boa sensação em quadra, mas se meu joelho não doer, não vejo o porquê de não recuperar meus movimentos e estilo de jogo", acrescentou Nadal.

Sem se preocupar com o ranking no momento, o tenista de Manacor disse que vem adorando a estadia no Chile, que reservou uma visita especial ao presidente Sebastián Piñera no Palácio La Moneda, em Santiago, na última sexta-feira. "Está sendo fantástico. As pessoas estão sendo incríveis comigo", encerrou Rafa, que virá para São Paulo, logo em seguida do ATP chileno, para a disputa do Brasil Open.

ESPECIAL: A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 4 de Fevereiro de 2013 às 13:26


Notícias Rafael Nadal joelho ATP 250 Viña Del Mar