Drill

Paralela - para balançar o adversário

Quando você já tem a cruzada, e aprende a paralela, suas opções táticas se multiplicam. Por isso, muita atenção.


No exercício anterior falamos da cruzada, um golpe básico do tênis porque é o mais usado e o que tem maiores probabilidades de acerto. Mas, para você começar a balançar o adversário, é preciso saber bater a paralela também. Uma combinação de cruzadas e paralelas cansa o adversário, abre buracos na quadra e é um caminho natural para a vitória. A paralela exige um timing diferente. Perceba que a cruzada é um golpe natural. Na paralela você pega a bola um pouco mais do lado do corpo e não tão à frente. Mas não adianta explicar muito a posição dos pés, do ombro etc. Vá para a quadra, faça este drill e perceberá facilmente a diferença entre bater uma cruzada e uma paralela.

#R#

CORREDOR DE DUPLAS

Um bom treino é bater bola no corredor de duplas. Você e seu parceiro rebaterão na paralela com a preocupação de fazer a bola quicar sempre na área do corredor. Se estiver difícil controlar a bola, comecem na altura da linha do "T", devagar, e só passem para o fundo depois que estejam acertando no mínimo oito entre 10 bolas. Depois de no mínimo 15 minutos batendo com o forehand, passem para o outro lado e exercitem o backhand. Manter a bola no corredor de duplas é um bom treino para vizualizar a direção da paralela.

VARIAR A DIREÇÃO

Bater só paralela é um bom treino, mas o melhor para simular uma situação de jogo é começar pela cruzada e depois, na mesma seqüência, mudar para a paralela. Eu diria que bater séries de três a cinco cruzadas, intercaladas por uma ou duas paralelas, é bem proveitoso, pois repete uma situação comum nas partidas, principalmente entre jogadores de fim de semana.

Outra situação que deve ser treinada é a do golpe invertido, quando você está fugindo da esquerda para cruzar o forehand e de repente usa o forehand na paralela, surpreendendo seu oponente. A paralela pode ser decisiva contra jogadores que fogem do backhand para bater só com o forehand. Como este jogador deixa o seu lado direito aberto, uma paralela funda ali vai obrigá-lo a descobrir o backhand, que é o seu lado mais fraco.

A paralela é um golpe para ser usado com menos freqüência do que a cruzada, pois tem um índice de erro maior (a rede é mais baixa e a quadra mais curta) e se a bola sair curta, ou muito lenta, pode proporcionar uma cruzada fulminante ao adversário.

Odir Cunha

Publicado em 12 de Dezembro de 2006 às 09:47


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista