O forehand deslizante de Cilic

O que você pode aprender com este golpe dinâmico (quando não, arriscado)


Ron C. Angle/TPL

1. PÉS O forehand em "open stance" (apoio aberto) era uma novidade quando eu jogava no circuito na década de 1980, mas não demorou muito para que todo mundo o desenvolvesse. O mesmo aconteceu recentemente com o forehand deslizante - com deslizamento em quadras de cimento, não somente em saibro. não recomendo que amadores façam isso, pois é ruim para suas juntas e tendões. Mas você pode aprender muito com os golpes deslizantes de profissionais como Marin Cilic. Os pés são a chave: Cilic os mantém bem abertos, o que lhe dá uma base sólida. Seus joelhos estão dobrados, como se ele estivesse sentado numa cadeira. Se você ficar esticado, imite a robustez e a largura desta posição, mas não deslize ou gire na direção do pé que está se arrastando, como Cilic faz. Para um tenista amador, isso significa ganhar uma lesão de tornozelo na certa.

2. Centro do corpo
É incrível como um cara deste tamanho (1,98m) pode se manter equilibrado em um golpe tão complicado. A tendência, num golpe como esse, é se dobrar sobre a cintura, mas Cilic mantém suas costas retas e não se inclina para frente. Provavelmente já lhe disseram para ficam com a cabeça erguida enquanto se movimenta. Se conseguir manter uma postura ereta, sua cabeça vai ficar levantada e você verá melhor a bola. Ainda, se você mantiver o corpo mais ereto e acima do centro de sua base, isso forçará seus pés a se ajustarem na posição correta.

3. Braço do golpe
Este forehand largo requer um braço muito esticado. Note, contudo, que o cotovelo de Cilic está um pouco flexionado. Mesmo em posições difíceis, você deve manter seu braço e mão relaxados para gerar velocidade na cabeça da raquete. Se estiver rígido, vai empurrar a bola e seu golpe não vai ter vida. Mantenha-se flexível, não importa quão fora de posição estiver.

4. Ponto de contato
Cilic bate por fora da bola para assegurar que ela vá na cruzada. Esta é a opção mais inteligente desta posição, pois é quase impossível bater com precisão na paralela quando se está esticado desta maneira. Então, tente pegar a bola cedo e golpeá-la levemente por fora. Esta será a melhor forma de você continuar no ponto.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

 

Entenda o golpe de outros campeões...

+ Bloqueio de devolução de Roger Federer

+ Slice de forehand de Clijsters

+ O swing volley de Venus

+ Direitas poderosas de Robredo e Almagro

Jimmy Arias

Publicado em 23 de Julho de 2009 às 14:08


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

15x Federer

Revista TÊNIS 70 · Agosto/2009 · 15x Federer