Mais uma para a conta

Nadal vira sobre Murray e alcança sua décima final em Monte Carlo

De volta às boas apresentações, espanhol decide título contra Gael Monfils


Sobre o saibro da Court Raineir III, o espanhol Rafael Nadal e o francês Gael Monfils se garantiram, na manhã deste sábado, na grande decisão do Masters 1000 de Monte Carlo. Octacampeão do torneio, o cabeça de chave número cinco venceu de virada o britânico Andy Murray por parciais de 2/6, 6/4 e 6/2, em 2h43 de confronto. Logo depois, foi a vez do top 20 mundial desbancar seu compatriota Jo-Wilfried Tsonga em sets seguidos por 6/1 e 6/3, em apenas 69 minutos.

Primeiros a entrar em quadra, Murray e Nadal protagonizaram uma excelente partida de semifinal. No primeiro set, o vice-líder do ranking ATP mostrou superioridade, encaixou três aces e venceu a maioria dos ralis, sendo firme no fundo de quadra. Na parcial seguinte, porém, o touro de Mallorca cresceu e contou com a menor potência do adversário para deixar tudo igual no marcador e adiar a decisão.

No terceiro longo set, Nadal novamente mostrou o porquê de ser chamado de “rei do saibro”. Esbanjando condicionamento físico, o espanhol assistiu ao seu rival cair ainda mais de rendimento. Aparentemente cansado, Murray sofreu duas quebras e viu a situação se complicar com um 5/2 no placar. Apesar de ter evitado quatro match points e ter tido a chance de fechar o set, o britânico sucumbiu na quinta tentativa espanhola e acabou derrotado.

Com o primeiro dos duelos encerrado, começou o que poderia ser uma bela batalha francesa, entre dois dos 20 melhores tenistas da atualidade. A disputada partida, entretanto, ficou na expectativa. Cabeça de chave número oito, Tsonga apresentou um nível baixíssimo de tênis. Longe de sua boa atuação contra Roger Federer nas quartas de final, ele foi quebrado quatro vezes e cometeu 18 erros não forçados - só na primeira parcial.

No segundo set, Monfils poderia ter carimbado seu passaporte para a decisão em pouco tempo, depois de ter aberto 4/1 de vantagem. Mas, sem ser muito exigido para estar à frente, se desconcentrou e cedeu dois games ao compatriota. A proximidade no placar, porém, durou pouco e em seguida o 16º do mundo arrancou mais uma quebra e pôde servir para confirmar a vitória.

A grande decisão, marcada para às 9h30 deste domingo, será o 14º encontro entre Monfils e Nadal. No retrospecto, o canhoto possui sólida hegemonia: são 11 vitórias e apenas duas derrotas, sendo que ambas aconteceram nas quadras rápidas do ATP 250 de Doha. Franco favorito, o espanhol fará sua 100ª final em busca de seu 28º título de Masters 1000, de seu nono troféu do principado e de sua primeira taça na temporada.

Da redação

Publicado em 16 de Abril de 2016 às 14:49


Notícias ATP Masters 1000 de Monte Carlo Rafael Nadal Andy Murray Gael Monfils Jo Wilfried Tsonga