US Open

Nadal supera dores no joelho, bate Khachanov de virada e vai às oitavas no US Open

Maiorquino garantiu a classificação em quatro sets


Foto: USTA/Garrett Ellwood

O espanhol Rafael Nadal anotou uma vitória emocionante nesta sexta-feira. Em uma das melhores partidas desta edição do US Open, ele conseguiu uma grande virada contra o russo Karen Khachanov, cabeça de chave #27 do torneio. Após 4h22, ele fechou o placar de 5/7, 7/5, 7/6 (9-7) e 7/6 (7-3).

A partida

Com estilo agressivo, Karen encurralou Nadal no início da partida, ao ponto de anotar sua primeira quebra já no terceiro game do embate. Com golpes potentes em seu forehand e encontrando um Nadal combalido, principalmente por um vísivel incomodo no joelho, o jovem tenista de 22 anos saiu na frente após confirmar a vitória na primeira etapa.

Na volta às quadras, Rafa ainda buscava se reencontrar enquanto Khachanov o pressionava ainda mais. Firme, o russo chegou até a ter uma vantagem de 4/2 no placar, mas viu o maiorquino engrossas na hora certa para evitar o 2 a 0. Em 5 a 5, o duelo foi interrompido por doze minutos graças ao início da chuva na Arthur Ashe. No retorno, Nadal concretizou a vitória depois de uma série de erros não-forçados do oponente e empatou o duelo.

Com ambos os tenistas em plena forma física e técnica, a terceira etapa foi equilibrada desde o começo. Já no primeiro game Khachanov mostrou que não sentiu o golpe ao salvar três break points e sair na frente. Bem nas devoluções e com boas construções de jogadas, Nadal não aliviou para o promissor rival e levou o duelo para o tie-break. Neste momento, o número #1 do mundo contou com seguidas dupla faltas do adversário e um desempenho magistral nos tensos rallys para firmar a virada em seu quinto set point. Confira a comemoração da torcida do tenista após o fim desta etapa:

Apesar de acreditar até o final, Khachanov viu o líder do ranking em ritmo cada vez mais intenso. Com boa quebra no terceiro game, Rafa tomou a frente do placar e permaneceu até o nono game. Perto de fechar o placar, ele viu, entretanto, Khachanov demonstrar uma reação exemplar ao ponto de virar o placar. Nadal então, levou o duelo a um emocionante tie-break, vencido por ele por 7 a 3.

Em busca da vaga nas quartas, o canhoto de 32 anos encara agora o georgiano Nikoloz Basilashvili, responsável por derrotar o argentino Guido Pella com parciais de 6/3, 6/4, 1/6 e 7/6 (7-4). Este será apenas o segundo duelo entre eles, com vitória de Nadal em Roland Garros 2017.

Da redação

Publicado em 31 de Agosto de 2018 às 19:14


Notícias Rafael Nadal Karen Khachanov US Open 2018