RG 22

Nadal é campeão e conquista 14o título em Roland Garros

Rafa segue sendo o maior campeão de Grand Slam e ampliou vantagem em cima de Novak Djokovic e Roger Federer


Reprodução Twitter

Nesse domingo (05), Rafael Nadal passou por Casper Ruud em sets e conquistou o 22º título de Grand Slam da carreira e 14º em Roland Garros. Essa é a primeira vez que o espanhol venceu o Australian Open e o torneio parisiense na mesma temporada.

Após anotar uma bela passada, Nadal conseguiu a primeira quebra do primeiro set. Com o desempenho abaixo no game seguinte, Rafa cometeu duas duplas faltas e cometeu um erro não forçado, suficiente para Ruud devolver a quebra na sequência. Sem confirmar mais uma vez, o norueguês viu o espanhol voltar a ficar na frente no placar e, apenas administrando a vantagem, Rafa fechou em 6/3 em 49 minutos. Em pontos que passavam de nove trocas de bola, Casper venceu apenas 12 dos 33 disputados.

Ruud passou a ficar mais solto no início da segunda parcial. Quebrando de zero com dupla falta do Rafa, o norueguês chegou a abrir 3/1. A partir desse momento, o número oito não conseguiu mais confirmar os games de saque e viu Nadal vencer os últimos cinco games da série. O 13 vezes campeão de Roland Garros disparou cinco bolas vencedoras a mais e menos da metade de erros não forçados anotando cinco a 12.

Dominante até o final, Nadal não perdeu mais games na partida e, com muita superioridade, venceu o terceiro set por 6/0. O espanhol perdeu apenas quatro pontos com os dois serviços e disparou 14 bolas vencedoras contra apenas uma de Ruud.


Em sua campanha, Nadal passou por quatro tenistas do top 10 para ser campeão do torneio: Félix Auger Aliassime, Novak Djokovic, Alexander Zverev e Casper Ruud. Além dele, apenas Mats Wilander em Roland Garros (1882) e Roger Federer no Australian Open (2017) passaram por tantos tenistas do top 10 para conquistarem um título de major.

Na cerimônia de premiação, Casper Ruud iniciou parabenizando Nadal pela 14o título no torneio. "Sabemos o campeão que você é e vi o quão duro é te enfrentar aqui. Não fui a única vítima" comentou o número oito. O norueguês seguiu parabenizando a equipe e a família de Rafa e disse que espera que o espanhol continue presente por mais tempo. Por fim, agradeceu a própria família e equipe como também aos fãs enaltecendo a experiência de jogar na frente de mais de dez mil pessoas e que espera aprender francês e voltar ao torneio.

Em seu discurso, Nadal enalteceu o adversário dizendo que é um prazer enfrentá-lo em uma final de Roland Garros e elogiou o norueguês pelo grande jogador que é e pela grande carreira que está construindo. Seguiu agradecendo a família e o time já que nada disso teria sido possível sem eles. O campeão seguiu comentando sobre todo o apoio que recebe deles nos momentos especiais e também nos momentos difíceis de lesões. Encerrando, agradeceu a todos envolvidos no torneio e disse que se sente em casa e acrescentou que é difícil seguir competitivo em alto nível aos 36 e, que ter conseguido isso jogando na quadra mais importante da carreira significa muito. "Seguirei lutando".

Marcela Linhares

Publicado em 5 de Junho de 2022 às 12:49


Notícias Roland Garros Rafael Nadal Casper Ruud