Em alta

Marcelo Melo assegura classificação e Brasil volta a ter dois duplistas no ATP Finals

Última vez que tivemos dois representantes no torneio final da temporada aconteceu em 1984 com o par Kirmayr/Motta. Bruno Soares também garantiu lugar em Londres


Londres (Reino Unido) - Se a segunda-feira reservou más notícias para o tênis brasileiro com a queda de Thomaz Bellucci para fora do top 150, em duplas o País, assim como em toda a temporada de 2013, não tem do que reclamar. O par do mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig garantiu a classificação para o ATP Finals de Londres, o mesmo acontecendo com a parceria espanhola formada por Marcel Granollers e Marc Lopez.

Melo e Dodig são a terceira melhor dupla da temporada e garantiram vaga em Londres

Dodig e Melo acabaram de conquistar o primeiro título juntos no Masters 1000 de Xangai há pouco mais de uma semana e, dessa forma, ficaram em terceiro lugar no ranking que contabiliza os pontos de 2013, superados apenas pelos irmãos Bob e Mike Bryan e Alexander Peya/Bruno Soares.

A dupla dos Bryan e a de Soares já estavam classificadas para o ATP Finals, o mesmo acontecendo com o par de Leander Paes e Radek Stepanek, campeões do US Open, em setembro.

Assim, o Brasil volta a ter dois duplistas no torneio final da temporada, repetindo o feito de Carlos Kirmayr e Cássio Motta. Os dois se classificaram para o antigo Masters Grand Prix em janeiro de 1984 e caíram logo no primeiro jogo (na época, o campeonato era disputado numa fórmula de mata-mata). 

Em 1999, 2000 e 2001, Gustavo Kuerten levou o Brasil de volta ao campeonato e ficou com o título há 13 anos, batendo André Agassi e Pete Sampras, na sequência, em Lisboa. Com o troféu, Guga se tornou o número 1 do mundo pela primeira vez.

O ATP Finals será disputado na O2 Arena, em Londres, entre 4 e 11 de novembro. As oito duplas que garantirem vaga serão divididas em dois grupos, classificando-se as duas melhores de cada chave. A primeira da chave A enfrenta a segunda da B e vice-versa. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 21 de Outubro de 2013 às 14:36


Notícias Marcelo Melo Ivan Dodig classificação ATP Finals Cássio Motta Carlos Kirmayr Bruno Soares Brasil