Mais da segunda rodada do ATP Finals

Nadal segue firme e conquista segunda vitória. Marcelo Melo e Ivan Dodig são derrotados


O torneio que reúne os melhores tenistas do ano já está em sua segunda metade. Desde o último domingo, acontecem quatro jogos por dia (dois de simples e dois de duplas). Esta primeira fase termina na próxima sexta-feira e dela saem os dois tenistas ou as duas parcerias mais bem colocadas em suas respectivas chaves. Nesta quarta-feira, os grupos Ilie Natase e Fleming/McEnroe fizeram a segunda rodada do ATP Finals.

 

Como nos demais dias, o primeiro jogo foi de duplas. A parceria francesa entre Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, que havia perdido de virada na estreia para Marcelo Melo e Ivan Dodig, venceram o polonês Marcin Matkowski e o sérvio Nenad Zimonjic. No lado oposto da situação, a dupla atual campeã do US Open conseguiu reverter um placar adverso e sair vitoriosa com resultado final de 2 a 1 e parciais de 5/7, 6/3 e 10/8.

Em seguida, Rafael Nadal voltou às quadras. O espanhol, que vem de uma temporada pouco vitoriosa perto das que costumava fazer, está aparentemente inspirado no ATP Finals. Após vencer a partida de estreia, Nadal saiu vitorioso mais uma vez ao ganhar de Andy Murray por 2 sets a 0. O britânico, vice-líder do ranking mundial, era favorito no jogo e apesar do começo ruim de seu adversário, não conseguiu ser superior durante a partida. Na troca de lado, Murray protagonizou uma cena inusitada: cortou um pouco a parte da frente de seu próprio cabelo, que o estaria atrapalhado. Entretanto, solucionar este problema não foi o suficiente para evitar a derrota. Nadal venceu com parciais de 6/4 e 6/1. No geral, essa foi sua 16ª vitória sobre o britânico, em 22 jogos disputados.

 

No meio da tarde, o brasileiro Marcelo Melo junto de seu parceiro croata Ivan Dodig enfrentaram a dupla do holandês Jean-Julien Rojer e do romeno Horia Tecau; mas falharam na busca pela segunda vitória. Em uma vingança pela derrota sofrida nas semifinais de Roland Garros para o mineiro e seu aliado, a dupla romena-holandesa venceu o jogo por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 e 7/6 (7/3). Apesar deste mau resultado, Melo e Dodig só dependem de si mesmos para se classificarem para a próxima fase do torneio. Para isso, terão de vencer a próxima partida na sexta-feira, dia 20, contra Matkowski/Zimonjic.

No último jogo do dia, Stan Wawrinka bateu o segundo melhor espanhol do ranking mundial David Ferrer. Apesar de começar bem o jogo, abrindo 5/2 no primeiro set, Ferrer permitiu a virada por parte do suíço, que não perdoou e fechou em 7/5. Com boa atuação e contando com erros do adversário, a vitória veio mais fácil no segundo set, com parcial de 6/2. Com este resultado, Wawrinka eliminou Ferrer, que não tem mais chances de se classificar para a próxima fase. Também como consequência desta partida, seu compatriota, Rafael Nadal, garantiu a liderança do grupo B e uma vaga na semifinal do torneio.

Da redação

Publicado em 19 de Novembro de 2015 às 14:07


Notícias Rafael Nadal Stan Wawrinka David Ferrer Marcelo Melo