Jejum

Na contramão de Del Potro, Argentina amarga ano sem título no saibro após 12 anos

Queda de Nalbandian e aposentadoria iminente de velhos talentos explica "mau" momento


No ano em que Juan Martin Del Potrodevolveu ao tênis sul-americano o troféu do US Open - mais de 30 anos após Guillermo Vilas derrotar Jimmy Connors na final do torneio, em 1977 -, o tênis argentino amarga, contraditoriamente, a primeira temporada sem um título de ATP no saibro desde 1997.

Doze anos depois e justamente no momento mais alto daquele que é o maior celeiro de tenistas da América do Sul, os argentinos recebem essa notícia sem saber exatamente como reagir.

Excetuando a excelente forma de Del Potro, que a cada vez mais ganha "cara" de número um, de fato, os "hermanos" tiveram uma pequena queda de desempenho. David Nalbandian, o principal nome das raquetes sul-americanas até eclosão de Delpo, viveu em 2009 às voltas com contusões.

Jose Acasuso e Guillermo Cañas não estão no melhor da sua forma. Juan Monaco vem bem, mas não o suficiente para colecionar troféus e outros nomes que antigamente freqüentavam os pódios dos torneios ATP, como Gastón Gaudio, já se aproximam do ocaso de suas carreiras.

De qualquer forma, em um país em cuja capital, Buenos Aires, existem mais quadras de tênis que em quase todo território nacional brasileiro é pouco provável que demore a surgir novos valores. Até porque, Del Potro, o maior nome do tênis sul-americano desde Guga, tem apenas 20 anos, e muito tempo para fomentar o esporte por aquelas bandas.

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ "Roddick é um dos maiores tenistas", afirma Agassi

+ Por Davis e ATP Finals, Verdasco adia cirurgia

+ Jogadores se divertem lutando boxe tailandês em Bangkok

+ Com Guga e outras estrelas, evento de Agassi arrecada oito milhões de dólares

+ Via Twitter, Roddick pede para Querrey "manter a cabeça erguida"

+ Nadal e Obama são rivais do Brasil por Jogos Rio-2016


ESPECIAL:Profissão: Tenista - É possível ganhar dinheiro jogando tênis? A Revista TÊNIS faz as contas e mostra quantos jogos um tenista precisa vencer em cada tipo de torneio para poder sobreviver no circuito (Confira

Felipe De Queiroz

Publicado em 1 de Outubro de 2009 às 07:07


Notícias