Beach Tennis

Lado a lado

Torneios de beach tennis que ocorrem simultaneamente aos grandes eventos de tênis


divulgação
Torneio de beach tennis concomitante ao ATP de Tóquio

TODO GRANDE EVENTO esportivo mundial costuma conjugar diversas atividades paralelas à atração principal. Os Grand Slams do tênis, por exemplo, possuem as categorias masculino, feminino, simples, duplas e duplas mistas. Porém, também abarcam os juvenis e cadeirantes, além de competições amistosas de veteranos etc. Ou seja, inúmeras coisas ocorrem concomitantemente.

Durante o circuito mundial de tênis, é possível encontrar eventos que vão ainda mais longe e misturam o "clássico com o contemporâneo". O Masters 1000 de Miami, US Open, Roland Garros, além dos torneios de Stuttgart e Tóquio promovem clínicas e até torneios de beach tennis em sua programação.

No inicio de 2012, um dos torneios que mais chamou a atenção no mundo do beach tennis foi o Porsche Beach Tennis Grand Prix. Esse torneio ocorreu durante o Aberto de Stuttgart, na Alemanha. A organização criou uma arena incrível de beach tennis perto da quadra principal de tênis. Apesar de ter sido um torneio de menor pontuação, foi possível perceber que a modalidade de areia atrai a atenção do público e que pode estar presente em grandes eventos de tênis. Em 2012, o Brasil ficou com o vice-campeonato lá com a dupla Marcus Ferreira e Thales Santos.

US OPEN

Entre os eventos que seguem essa linha, tentando conciliar tênis e beach tennis, está o US Open, que distribui grandes pontuações em ambas as modalidades. O torneio de beach tennis é um G1 disputado em Long Island e um dos mais procurados pelos jogadores que gostam de misturar competição com turismo. Durante os quatro dias de evento, são montadas 20 quadras, e as partidas podem ser disputadas tanto por profissionais quanto por amadores. A maior parte dos competidores se hospeda em Long Island mesmo, no hotel indicado pela organização ou em casas alugadas, sendo essa última a melhor relação custo-benefício. Alguns optam por se hospedarem em hotéis em Manhattan para desfrutar de todas as qualidades da Big Apple. Porém, a distância pode dificultar o desempenho do atleta e a participação nas divertidas confraternizações que culminam em uma grande festa de encerramento na casa do organizador, Jim Lorenzo.

TÓQUIO

Do outro lado do mundo, o Japão também mistura tênis e beach tennis. Durante o Aberto de Tóquio, em 2012, foi disputado um evento G1 de beach tennis, com pontuação máxima. Esse torneio atraiu poucos jogadores estrangeiros, mas duas duplas italianas chegaram à final, desapontando a torcida local que tinha esperanças de ter uma parceria japonesa disputando o título. O torneio contou com grande divulgação dos organizadores e reafirmou a possibilidade de união entre os dois esportes.

BRASIL

No fim do ano passado, a CBT realizou seu Masters na Costa do Sauípe e, logo ao lado das quadras de tênis, foram montadas as de beach tennis para o Bahia Open Beach Tennis, que distribuiu US$ 10 mil e valeu como pontuação de G1. Entre os homens, os campeões foram os italianos Alessandro Calbucci e Luca Cramarossa e, no feminino, Joana Cortez e Samantha Barijan levaram o troféu.

Mais informações:
guiprata@hotmail.com ou (21)8899-6775

Guilherme Prata

Publicado em 24 de Abril de 2013 às 10:53


Beach Tennis

Artigo publicado nesta revista