Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos passam por mudanças e finais masculinas serão disputadas em 3 sets

Preocupação com o cansaço dos jogadores foi o motivador das alterações


Reprodução: Twitter/Olympics

A Federação Internacional de Tênis, ITF, na sigla em inglês, anunciou nesta quarta-feira duas mudanças no formato de jogos das partidas disputadas nos Jogos Olímpicos, com aplicação prevista para Tóquio 2020.

A partir da edição japonesa do evento que reúne os principais esportistas do planeta, a final masculina será realizada em melhor de três sets e com tie-break, e não em cinco, como anteriormente. Na disputa da decisão nos Jogos do Rio 2016, por exemplo, o britânico Andy Murray se sagrou bicampeão olímpico após derrotar o argentino Juan Martin del Potro com o placar de 7/5, 4/6, 6/2 e 7/5 em 4h2min.

Leia mais:

Confira onde as principais jogadoras atuarão na gira de saibro da WTA
Confira os torneios que Nadal, Federer, Djokovic e outras estrelas da ATP jogam até Roland Garros

A redução na duração dos jogos aconteceu também nas duplas masculinas e femininas. Agora, a definição dos vencedores acontecerá em um match tie-break, substituindo o terceiro set, padrão anterior na categoria. Isso leva ao padrão adotado nas duplas mistas. 

"Estas alterações reduzem as preocupações com os excesso de jogos para os jogadores que alcançam as últimas fases dos três eventos - singles, duplas e duplas mistas", disse o comunicado.

Da redação

Publicado em 3 de Abril de 2019 às 22:55


Notícias Jogos Olímpicos Tóquio 2020