Providências

ITF anuncia passaporte biológico para atletas como medida contra o doping no esporte

Medida foi aprovada também pela ATP, WTA e dos organizadores dos Grand Slams, que a consideram arma eficiente na luta contra substâncias proibidas


Após os pedidos por parte de Roger Federer e Andy Murray, dentre muitos jogadores, o passaporte biológico foi aceito no tênis com o intuito de combater o doping no esporte.

Ron C Angle (TPL)
Federer foi um dos jogadores que pediam a implementação do passaporte biológico
A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou a medida nessa quinta-feira depois de uma reunião de trabalho em Londres com a presença de membros da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), da Associação das Tenistas Profissionais (WTA), dos organizadores dos Grand Slams, além dos da ITF.

Os participantes da reunião aprovaram de forma unânime a introdução do passaporte biológico, que já é utilizado em outras modalidades como o ciclismo. Através desse meio, são registradas as variações biológicas de um determinado atleta.

"A implementação do passaporte biológico para atletas é um importante passo na evolução do programa antidoping no tênis, que nos fornece uma ferramenta eficiente na luta contra o doping em nosso esporte", declarou o presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti.

A entidade disse que o projeto visará um aumento no número de testes sanguíneos a cada ano, assim como um acréscimo nos controles extra-quadra, os quais são considerados os mais eficazes contra qualquer tipo de trapaça.

A rigidez ao combate às substâncias irregulares se deu devido ao escândalo do americano Lance Armstrong, o qual confessou pedalar dopado durante suas conquistas na Volta da França. Rafael Nadal, Novak Djokovic, além de Federer e Murray condenaram o americano, enfatizando que ele havia "manchado a imagem do esporte" por conta disso.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

+Djokovic admite ter visto jogos de Nadal no Brasil e avisa que pode vencê-lo em Roland Garros

+Djokovic faz parada "importante" antes de ir para Dubai e assiste a Milan e Barça na Champions League

+Djokovic dispara contra quadra na Bélgica para a Copa Davis: "a pior em que já joguei"

+Sem Del Potro, capitão aposta em Nalbandian e Monaco para estreia da Argentina naCopa Davis

+República Tcheca vai com Berdych e Stepanek contra Suíça sem Federer na estreia da Copa Davis

+ITF nomeia Djokovic e Serena como os melhores jogadores de 2012

Ferrer acusa dores nas costas, desiste de turnê de Federer em SP e será substituído por Tommy Haas

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

ESPECIAL:A era dos superatletas - Entenda como funciona o controle antidoping e como os atletas devem se prevenir para não serem pegos por tomar medicamentos que contenham substâncias proibidas  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 7 de Março de 2013 às 07:15


Notícias