Fique Ligado!

ITF altera regra para confrontos já definidos e instaura super tie-break no 3º set da dupla

Para embates que terminarem com placar de 3 a 0, o quarto jogo será de duplas; provável final não terá a dupla caso se encerre no quarto ponto


Nessa quinta-feira, a Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) anunciou algumas alterações quanto aos jogos na Fed Cup a partir de 2013. A pedido das jogadoras, dos capitães e das federações, a entidade quer encurtar os confrontos que já forem decididos precocemente no final de semana.

Divulgação/Site Oficial Fed Cup
Se o confronto no Grupo Mundial I ou II for decidido no terceiro jogo, o quarto será uma partida de duplas
Ao contrário da Copa Davis, em que os jogos são disputados em três dias - sexta-feira (duas simples) sábado (duplas) e domingo (duas simples) -, a Fed Cup é realizada no sábado e domingo no Grupo Mundial I (primeira divisão) e II (segunda divisão). No primeiro dia, são realizados dois confrontos individuais e, no dia seguinte, mais duas partidas de simples e uma dupla.

A partir de agora, se um embate é decidido no terceiro confronto, o quarto não será jogado, mas sim uma partida de duplas. Se o duelo for decidido no quarto jogo, a quinta partida será mantida na ordem, porém com um match tie-break (também chamado de super tie-break, o desempate até 10 pontos) no terceiro set ao invés de um set convencional.

No caso de uma final, se um país for campeão na quarta partida, as duplas serão canceladas. Tanto o Grupo Mundial I e II terão suas primeiras rodadas disputadas nesse final de semana. Nos Zonais, por outro lado, a programação prevê apenas três jogos - dois de simples e um de duplas, todos no mesmo dia.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Revista sugere Serena, Azarenka e Neymar como celebridades esportivas para se seguir no Instagram

+Lideradas por Ivanovic, musas arrasam na cozinha e convidam garotada para banquete na Tailândia

"Turbinada", Serena Williams é a nova embaixadora de marca australiana de lingeries

+Sharapova ironiza revista que a apontou como a mais bem paga do mundo: "têm acesso à minha conta?"

+Desolada, musa Maria Kirilenko confessa que Serena deveria jogar com os homens

+Venus Williams será o grande destaque de primeira edição do WTA de Florianópolis

+Musas do tênis quase mostram o que não devem em treino numa quadra de espelhos naAustrália

WTA confirma Rio de Janeiro e Brasil passará a ter dois torneios a partir de 2014

ESPECIAL:Quem jogará o WTA brasileiro?- A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro (Confira!)

Da redação

Publicado em 7 de Fevereiro de 2013 às 21:13


Notícias