ATP

Guga brilhou no saibro de Monte Carlo e ganhou o título duas vezes; relembre as conquistas

Brasileiro levantou o troféu em 1999 e 2001, período em que esteve no topo do tênis mundial


Reprodução Twitter/ATPWorldTour_ES

Nos próximos dias, será disputado o Masters 1000 de Monte Carlo, primeiro torneio de peso da gira de saibro no circuito da ATP. Apesar de o grande nome da história do evento ser Rafael Nadal, 11 vezes campeão, o Brasil também está na lista de campeões.

Em 1999 e 2001, época em que estava no topo do ranking mundial, Gustavo Kuerten foi o grande vencedor da competição. O catarinense era um dos grandes nomes da terra batida na época, período em que levou os três troféus de Roland Garros.

Leia mais:

Masters de Monte-Carlo: Confira a chave principal em 2019

Monte-Carlo 2019: Qual o valor da premiação em dinheiro para o campeão?

Na primeira vez que conquistou o troféu, Guga entrou como cabeça de chave 13. De cara, ele teve duelo nacional contra Marcio Carlsson. Depois de passar também pelo tcheco Bohdan Ulihrach, ele teve novo encontro com compatriota nas oitavas, quando bateu Fernando Meligeni.

Após passar pelo norte-americano Vincent Spadea e pelo espanhol Felix Mantilla, Kuerten teve sua vida facilitada na final, já que o chileno Marcelo Ríos desistiu da partida logo no início do segundo set, quando perdia por 6/4 e 2/1.

Dois anos depois, o ex-número 1 do mundo foi o cabeça 2 em Monte Carlo. Mesmo assim, a caminhada foi bastante dura. Nas primeiras quatro partidas, Guga precisou do terceiro set para avançar em três delas.

Confira vídeo com todos os match points de Monte Carlo desde 1995, incluindo os dois de Gustavo Kuerten:

 

Na ordem, ele bateu: o marroquino Younes El Aynaoui, o espanhol Fernando Vicente, o alemão Tommy Haas e o holandês Sjeng Schalken. Depois, na semifinal, contra o argentino Guillermo Coria, e na final contra o marroquino   Hicham Arazi, Kuerten venceu sem maiores problemas, em sets diretos.

Ao longo da carreira, o maior nome do tênis masculino brasileiro ganhou cinco títulos de Masters 1000, que à época se chamavam Masters Series. Além dos dois em Monte Carlo, conquistou Roma 1999, Hamburgo 2000 e Cincinnati 2001.

Da redação

Publicado em 13 de Abril de 2019 às 13:09


Notícias Gustavo Kuerten Guga Kuerten bicampeão Monte Carlo Masters 1000 de Monte Carlo