US Open

Forte calor e lesões levam a quatro desistências no US Open nesta terça-feira

Sensação térmica de 50 graus prejudicou os jogadores


Marius Copil foi um dos tenistas a desistir de suas partidas nesta tarde. Foto: USTA/Mike Lawrence

Somente na tarde desta terça-feira (#28) quatro tenistas precisaram se retirar de suas partidas durante a primeira rodada do US Open. Ao todo, já foram sete desistências em apenas dois dias de jogos. Um dos motivadores é o forte calor, de sensação térmica próxima a 50ºC em alguns momentos.

A alta temperatura motivou a organização do torneio a implementar uma prática para proteger os tenistas. Ao longo da tarde, os jogadores da chave masculina - que disputam partidas mais longas, em melhor de cinco sets - puderam contar com uma pausa de 10 minutos entre e o 3º e o 4º set.

Mesmo com essa prática, dois jogadores resolveram abondar suas partidas por não suportar o calor extremo dentro das quadras do complexo de Flushing Meadows. O argentino Leonardo Mayer, que perdia no quarto para o sérvio Laslo Djere por 4/6, 6/4, 4/4 e 1/2, comentou a situação ao jornalista argentino Guille Caporaletti. "Com essas condições é muito difícil de jogar. Quando cheguei ao vestiário tinham muitos jogadores estirados. Todos muito cansados. Esse calor é insuportável".

Quem também sofreu foi Ricardas Berankins, que até chegou a estar na frente do duelo contra o sul-coreano Hyeon Chung, mas acabou levando a virada por conta de sua queda de desempenho causada pelo calor. O duelo foi encerrado em 4/6, 7/6, 6/0 e 2/0 para o asiático e o lituano declarou, para a jornalista Kamashi Tandon, que não achava certo a continuidade dos jogos em tais condições: "Na minha opinião, eles deveriam cancelar as partidas. É perigoso", disse.

Até mesmo o sérvio Novak Djokovic passou mal durante sua estreia no Aberto dos Estados Unidos. Após vencer o primeiro set, ele se sentiu mal, ficando ofegante e precisando se hidratar para poder voltar a um melhor estado durante a segunda etapa, perdida por ele para o húngaro Marton Fucsovics. O ex-número #1, entretanto, conseguiu se recuperar e ficou com a vitória em parciais de 6/3, 3/6, 6/4 e 6/0.

Djokovic precisou de atendimento médico por conta da alta temperatura em Nova York. Foto: USTA/Darren Carroll

Outros motivos

Os dois outros desistentes da rodada foram o italiano Stefano Travaglia e o romeno Marius Copil. Segundo apuração da jornalista egípcia Reem Abulleil, os dois se retiraram dos duelos contra o polonês Hubert Hurkacz e o croata Marin Cilic, respectivamente, por conta de, em ordem, cólicas e dores na perna esquerdo.

Da redação

Publicado em 28 de Agosto de 2018 às 17:30


Notícias US Open 2018 Ricardas Berankins Marius Copil desistências US Open calor US Open 2018