O italiano fez um grande jogo contra o atual campeão do torneio, que caiu para quarto do mundo no ranking da ATP
O italiano Fabio Fognini conseguiu uma das missões mais difíceis da história do tênis, vencer Rafael Nadal no saibro. O tenista número 38 do mundo mostrou toda a sua habilidade e bateu o atual campeão do Rio Open de virada, parciais de 1/6, 6/2 e 7/6, em 2h de partida, para alcançar enfrentar Ferrer na final no Rio de Janeiro.
Mesmo jogando sua segunda partida no dia, o confronto das quartas contra Pablo Cuevas terminou às 3h19 deste sábado, Nadal impôs o seu jogo no começo da partida e com muita facilidade abriu 5/0 na parcial. Fognini ainda furou o pneu, mas não conseguiu uma reação e o tenista número 3 do ranking da ATP precisou de 35 minutos para fechar o primeiro set em 6/1.
Em um início de segundo set com cinco quebras, o temperamental Fognini não se abalou ao perder o serviço por um toque na rede antes do segundo quique da bolinha e depois da quebra sofrida no 2/1, ganhou todos os games seguintes, vencendo o segundo set por 6/2, em 41 minutos, levando o duelo europeu para o set decisivo.
Voltando a normalidade de um confronto Nadal e Fognini, o terceiro set foi muito mais equilibrado e os tenistas seguiam firmes em seus games de saque. Quando Nadal sacava no 5/6, o italiano conseguiu pressionar pela primeira vez o saque do espanhol no set final e com um ponto espetacular venceu Rafael Nadal por 1/6, 6/2 e 7/5, em 2h17 de partida.
Com a vitória de Fognini, o espanhol será ultrapassado por Andy Murray no ranking da ATP por não defender os 500 pontos do torneio do Rio de Janeiro. Já o italiano terá outra pedreira espanhola na decisão do torneio, David Ferrer. Nos confrontos entre os tenistas, sete vitórias para o espanhol.
Publicado em 21 de Fevereiro de 2015 às 22:57