ATP Tour

Federer vence Verdasco em três sets e vai às quartas em Dubai

De olho no 100º título da carreira, suíço precisou suar para garantir a classificação. Vitória desta quarta foi a 50ª de sua carreira no torneio


Foto: Divulgação/Dubai Duty Free Tennis Championships

O suíço Roger Federer anotou na tarde desta quarta-feira (27) sua segunda vitória no ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Heptacampeão, ele venceu desta vez o experiente espanhol Fernando Verdasco, dono da 32ª colocação do ranking mundial. Em jogo tranquilo, ele marcou 6/3, 3/6 e 6/3 depois de 1h34.

Leia mais:
Federer vira 'paredão' na rede e conquista o ponto do dia contra Verdasco em Dubai
Nadal vence com tranquilidade na estreia em Acapulco e marca encontro com Kyrgios

Como de costume, o saque de Federer foi o diferencial durante a partida. No primeiro set, o o cabeça de chave #2 usou dele para impedir os avanços de Verdasco, conquistando 83% das bolas jogadas com o primeiro serviço e 71% com o segundo, contra 77% e 44¨% do espanhol, respectivamente. Com boas devoluções no segundo saque de Fernando - sobretudo no terceiro game - ele alcançou uma quebra crucial que o ajudou a abrir 3 a 1 e assim alcançar a vantagem necessária para sair na frente após 27 minutos.

O cenário da segunda etapa foi totalmente diferente. Desta vez, os papéis foram trocados e Roger começou a ter dificuldades no serviço - ao ponto de vencer somente 67% bolas com o primeiro saque e 50% no segundo, contra os bons índices de 80% e 71%, respectivamente, de Verdasco. Deste modo, o madrileno conseguiu igualar o placar em 1 set a 1.

Confira o grande ponto de Federer na partida:

O terceiro set trouxe um novo equilíbrio para a disputa. Mesmo desafiado no terceiro game, onde precisou salvar um break point, o ex-número #1 se manteve bem e confirmou os seus quatro primeiros games de serviço. Impecável no primeiro saque até o sétimo game - com onze bolas vencidas em onze disputadas com essa jogada - Fernando perdeu dois pontos logo no momento mais importante, concedendo a quebra e o placar de 5 a 3 para Federer, que encerrou o jogo logo na sequência.

Confirmado nas quartas de final, o Maestro encara agora o húngaro Marton Fucsovics, que ocupa o 35º lugar. Mais cedo, Marton venceu o alemão Jan-Lennard Struff com o placar de 6/4 e 6/2. Federer e Fucsovics duelaram em apenas uma única vez, no Australian Open de 2018. À época, a vitória do natural da Basileia aconteceu com parciais de 6/4, 7/6 (7-3) e 6/2.

Foto: Divulgação/Dubai Duty Free Tennis Championships

O triunfo desta tarde garantiu uma outra boa notícia para Roger. Com a vitória, ele confirmou que ultrapassará o japonês Kei Nishikori na atualização do ranking na próxima segunda-feira. Atual número #7 do mundo, o tenista de 37 anos está confirmado na 6ª colocação independente dos outros resultados e pode chegar até ao posto de 4º melhor tenista do planeta se for campeão em Dubai.

Leia mais:

+ Confira a biografia de Roger Federer.

Um eventual título na competição garantiria ao suíço o 100º título de sua carreira. A relevante marca o tornaria apenas o segundo tenista na história a vencer mais de 100 títulos de nível ATP. O único homem a atingir tal marca foi o lendário norte-americano Jimmy Connors, que se sagrou campeão em nada menos que 109 oportunidades. 

Nishikori perde para polonês

Cabeça de chave #1, Nishikori foi se despediu da competição após ser derrotado pelo polonês Hubert Hurkacz em três sets, com parciais de 7/5, 5/7 e 6/2 depois de 2h03. Hurkacz agora mede forças com o grego Stefanos Tsitsipas, responsável por derrotar o qualifier bielorrusso Egor Gerasimov por 6/3 e 6/1 após 57 minutos.

Quem também avançou foi o francês Gael Monfils, que venceu sua sétima vitória seguida depois de derrotar o cipriota Marcos Baghdatis por 6/3 e 6/2 depois de 1h05. Seu próximo adversário é o lituano Ricardas Berankis, 113º do mundo.

Da redação

Publicado em 27 de Fevereiro de 2019 às 13:47


Notícias Roger Federer Fernando Verdasco ATP 500 de Dubai