Por confiança

Federer se apoia em "torneio em casa" para se recuperar em temporada difícil

Suíço saiu do top 4 pela primeira vez em uma década e só soma um título em 2013. Por isso, escolheu Gstaad para iniciar volta por cima em 2013


Roger Federer marca seu retorno a Gstaad pela primeira vez em nove anos

Mesmo que a fase não seja das melhores, com derrotas precoces nos últimos torneios (segunda rodada de Wimbledon e semifinal do ATP de Hamburgo, esse último contra o qualifier Federico Delbonis), Roger Federer sabe muito bem virar a página e ficar animado com as próximas competições. A partir de amanhã, o número 5 do rankinjg joga o ATP 250 de Gstaad, torneio na Suíça e onde não disputava a chave desde 2004.

O evento na cidade turística de Gstaad também marcou o primeiro jogo oficial de Federer, que recebeu um convite em 1998. "É bom estar de volta, mas faz algum tempo", começou Federer, que foi campeão do torneio em 2004. "Não acredito que já faz nove anos que joguei pela última vez aqui. Já faz 15 anos desde minha primeira participação no torneio. Todo dia na Suíça é especial - principalmente jogando no meu país -, adoro muito. Estou muito empolgado por jogar aqui nos próximos dias", emendou o tenista de 31 anos. 

A boa relação com o torneio local pode ser o que Federer precisa para dar início a uma recuperação em 2013 - até aqui, o suíço somou apenas um título (na grama de Halle) e saiu do top 4 pela primeira vez em uma década. "Essa tem sido uma temporada, no mínimo, traiçoeira", revelou.

Na semana passada, o campeão de 17 Grand Slams optou por jogar o ATP 500 de Hamburgo para testar sua nova raquete e também para recuperar um pouco a confiança perdida pelos últimos fracassos.

Suíço não faz boa temporada e amarga derrotas precoces em Wimbledon e Hamburgo

No entanto, Federer acabou acumulando outro baque com o revés para o argentino Federico Delbonis, vindo do qualifying, na semifinal.

“Claramente me pergunto como poderia sair dessas situações. Não chamaria esse momento de crise, porque ganhei Halle, e eu sei que o meu jogo está próximo dos demais. É importante tomar as decisões certas, como avançar daqui em diante e como me recuperar. É isso que estou procurando agora”, completou o ex-líder do ranking da ATP.

No atual momento, Federer se encontra em quinto lugar na lista da entidade e vê o grande desafio pela frente de defender 1.450 pontos até o US Open, último Major do ano.

“Agora o mais importante é manter meu ranking, e, quem sabe, vencer um torneio grande novamente ou mais torneios para que possa subir novamente. Hoje só preciso estar certo de que estou saudável, que farei as coisas certas nos jogos”, concluiu Federer, que enfrenta na estreia em Gstaad o vencedor do jogo entre o alemão Daniel Brands e o local Marco Chiudinelli.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 23 de Julho de 2013 às 11:56


Notícias Roger Federer derrota títulos ATP de Gstaad ATP de Hamburgo US Open ranking