US Open

Federer espanta zebra e supera teste duro na estreia do US Open

Com a vitória sobre o surpreendente Nagal, suíço confirmou sua 17ª participação no ATP Finals


Foto: Divulgação

Roger Federer passou por sua estreia no US Open com triunfo sobre o indiano Sumit Nagal. Terceiro melhor tenista do planeta, ele derrotou o rival, que estreava em chaves principais de Grand Slam, em um duro jogo de quatro sets finalizado em 4/6, 6/1, 6/2 e 6/4 após 2h29.

O suíço tenta nos Estados Unidos seu 1º Major desde o Australian Open de 2018, que seria seu 21ª troféu em torneios desta categoria. Na temporada, ele foi campeão em um Masters 1000 (Miami) e dois ATP 500 (Dubai e Halle).

Leia mais:

Confira as principais notícias do US Open

Serena atropela Sharapova em esperado duelo e avança no US Open

Com a vitória sobre Nagal, Federer carimba vaga no ATP Finals 2019, fazendo companhia a Rafael Nadal e Novak Djokovic. Está será a 17ª vez que o tenista da Basileia disputa a competição que reúne os oito melhores tenistas do ano no circuito masculino.

Confira um dos grandes pontos de Federer na partida:

O triunfo representou a 19ª vitória de Federer em jogos válidos pela 1ª rodada em Flushing Meadows. Ele soma também 62ª vitórias em estreias nos Grand Slam desde Roland Garros em 2003.

O Maestro agora duela com o bósnio Damir Džumhur. Atual 99ª na ATP, Damir eliminou em sua estreia o francês Elliot Benchetrit por 4/6, 6/2, 6/3 e 6/0.

O jogo

O início de jogo não foi dos melhores para Federer. Sem ritmo de jogo e apostando sem sucesso em encurtar os pontos, ele sofreu durante todo o primeiro set.

Dono de um dos melhores serviços do circuito, ele teve desempenho abaixo do habitual com o golpe. Foram apenas 31% de aproveitamento na parcial com o segundo saque e um total de 3 dupla faltas que custaram ao tenista de 38 anos. Consistente, Nagal largou na frente ao fechar o 1º set com um 6/4 que assombrou os torcedores presentes no Arthur Ashe Stadium.

Roger voltou ainda inconstante para a segunda etapa, cometendo falhas que o levaram a precisar de quatro chances para confirmar seu game de saque e assim abrir 1 a 0. Nagal, que antes seguia superior, caiu de rendimento e mesmo após salvar três break points acabou sendo quebrado. 

A partir daí, Federer ligou o modo 'rolo compressor'. Mesmo sem brilhar, ele recuperou o desempenho e venceu os três games seguintes, passando a ter a vantagem de 5/0. Sumit diminuiu na sequência e se livrou dos seis primeiros set points obtidos pelo ex-número no sétimo game, mas não pode fazer o suficiente para evitar o empate.

Veja também:
Confira as principais notícias sobre Roger Federer
US Open: confira os principais resultados desta segunda-feira

A terceira etapa finalmente encontrou um Federer mais próximo dos dias normais. Sem tomar conhecimento do oponente, que ocupa apenas a 190ª colocação do ranking mundial, ele apresentou forma suficiente para vencer a etapa sem maiores dificuldades.

O recordista de títulos de Majors entre os homens teve bons números com o 1º e o 2º saque (71% e 100%, respectivamente). Ele contou com o excelente aproveitamento de nove bolas ganhas em nove subidas à rede para evitar os avanços de Nagal e disparou 12 winners (contra nenhum do adversário) para marcar 2 sets a 1.

O triunfo enfim veio no quarto set. Federer largou bem, com quebra de saque do oponente e 2 a 0 no placar. Sumit então empatou, mas não manteve a intensidade e viu o suíço abrir 4 a 2. Após duas confirmações de cada tenista, Roger finalizou o duelo.

Da redação

Publicado em 27 de Agosto de 2019 às 00:46


Notícias Roger Federer Sumit Nagal US Open