Miami Open

Federer arrasa Shapovalov, carimba vaga na final e enfrenta Isner pelo tetra em Miami

Suíço agora detém o recorde de finais em torneios da série Masters, com 50 decisões, acima dos 49 do espanhol Rafael Nadal


Foto: Divulgação/Miami Open

O suíço Roger Federer confirmou o favoritismo e garantiu nesta sexta-feira (29) sua classificação para a decisão do Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos. Em atuação sólida, ele levou 1h12 para vencer o duelo de gerações contra o canadense Denis Shapovalov com parciais de 6/2 e 6/4.

Em busca do tetracampeonato no Miami Open, Roger disputará no domingo (31) a decisão, que pode lhe render também o 101º título da carreira. Os três títulos anteriores do ex-número #1 foram em 2005, 2006 e 2017. O jogo decisivo na competição disputada na Flórida ainda não tem horário definido.

Leia mais:

Isner encerra embalo de Auger-Aliassime e vai à final em Miami pelo segundo ano seguido
Melo e Kubot jogam bem, mas perdem para Irmãos Bryan na semi do Masters de Miami

Seu oponente será o norte-americano John Isner, nono colocado no ranking e e que tenta defender o troféu conquistado em 2018.. Mais cedo, Isner eliminou o canadense Felix Auger-Aliassime com parciais de 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4) em 1h53. Esse será o oitavo duelo entre eles, com vantagem de Federer em 5 a 2. No último duelo, entretanto, pelo Masters de Paris em 2015, o vencedor foi John, que marcou 7/6 (7-3), 3/6 e 7/6 (7-5).

O jogo

Foto: Divulgação/Miami Open

No game inicial foi possível ver um grande equilíbrio. Ao longo dos 10 minutos de duração, era visível a tática do número #5 do mundo de atacar o backhand de Shapovalov, que cometeu diversos erros com esse golpe, quase lhe custando uma precoce quebra.

Após confirmar seu saque sem perder nenhum ponto, Roger seguiu bem e aproveitou seu terceiro break point para tomar a frente do placar. Com golpes potentes e precisos, Federer passou a dominar o jogo, atingindo bons resultado do fundo da quadra e assim encurralando Denis para abrir 4 a 1 depois de uma nova quebra. O promissor canadense até conseguiu confirmar seu saque para diminuir a vantagem para 5/2, mas o suíço fechou o set na sequência.

Ao longo do duelo, foram 17 winners disparados pelo tenista de 37 anos contra 14 de Shapovalov. Federer cometeu menos erros não forçados, 14, contra os 28 do oponente. Vice-campeão em Indian Wells há duas semanas, o Maestro venceu 91% das bolas disputadas com seu primeiro serviço.

Confira o grande ponto de Federer na partida:

Shapovalov largou bem na segunda etapa. Bem no saque, ele confirmou sem perder pontos seu game inicial. Depois, foi agressivo e chegou a ter 15/40 no placar, mas viu Federer elevar o nível para se manter na partida. Em seguida, o dono de 20 títulos de Grand Slam aproveitou as falhas de Denis para anotar a quebra. 

O jogo então teve seu momento de maior disputa, graças aos belos golpes do número #23 do mundo, que jogou mais leve e passou a ter mais êxito em suas jogadas. Mesmo assim, Federer, continuou sólido e administrou a vantagem para rapidamente encerrar o confronto.

Ranking

Os dois tenistas irão subir no ranking da ATP após o torneio. Roger ultrapassará o austríaco Dominic Thiem para aparecer como número #4 do mundo na próxima atualização da lista, marcada para a segunda-feira (1). Denis, por sua vez, entrará no top 20, superando sua melhor marca anterior, o 23º lugar.

Da redação

Publicado em 29 de Março de 2019 às 21:23


Notícias Roger Federer Denis Shapovalov Masters 1000 de Miami Miami Open John Isner