Adeus

Ex-top 50, Ricardo Mello recebe convite e decide pendurar a raquete no Brasil Open

Paulista disputa 10ª edição do ATP brasileiro em que chegou por três vezes na semifinal; em 2005, fez jogo parelho contra Rafael Nadal no Sauípe


Divulgação/Wander Roberto/Inovafoto
Mello vai terminar sua carreira profissional no Brasil Open, torneio em que fez grandes resultados
O Brasil Open não será destaque em sua edição 2013 apenas pela presença do espanhol Rafael Nadal, heptacampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo. O ATP brasileiro anunciou nessa segunda-feira que seu segundo convite (o primeiro foi dado a Nadal) será destinado ao paulista Ricardo Mello, experiente jogador de 32 anos e que vai encerrar sua carreira exatamente em São Paulo.

Profissional desde 1999, Mello, hoje apenas o 270º do ranking, afirmou que a dura rotina de um atleta profissional não estava mais lhe fazendo bem e, por ora, o jogador quer se concentrar nos compromissos familiares, mas sem descartar trabalhar em atividades ligadas ao tênis.

"Foi uma decisão difícil de ser tomada. Mas acho que fiz tudo que podia no tênis profissional e chegou a hora de parar, de me dedicar à família e a outros projetos, mas pretendo estar sempre ligado ao tênis", afirmou o jogador de Campinas.


"A rotina de treinos, viagens e jogos passaram a ser cansativos e não prazerosos. Mas não gostaria de simplesmente deixar às quadras e a Koch Tavares (promotora do Brasil Open) está me dando esse presente para encerrar a minha carreira em casa, perto da família e amigos", destacou Mello, afirmando que a hipótese de pendurar a raquete vinha desde o ano passado.

Divulgação Brasil Open / Fotojump
Ao longo da trajetória, Mello conseguiu feitos importantes para o esporte nacional, como o título no ATP de Delray Beach, em 2004, o 50º lugar no ranking da ATP em 2006, várias participações pelo Brasil na Copa Davis (retrospecto de oito vitórias e sete derrotas) e o feito de 15 títulos da série Challenger na carreira, sendo 14 em solo brasileiro.

Além disso, o título de primeira linha nos EUA há nove anos o coloca junto com Guga, Thomaz Bellucci, Fernando Meligeni, Luiz Mattar, Jaime Oncins e Thomaz Koch como outros jogadores que abocanharam, pelo menos, um torneio nível ATP.

O Brasil Open, único ATP disputado no país desde 2001, foi um local onde o tenista guarda ótimas recordações. Mello alcançou por três vezes as semifinais do torneio - 2005, 2010 e 2011, sendo que, na primeira, disputou um jogo duríssimo contra Nadal, ainda jovem com 18 anos e que despontava ainda na carreira. O ibérico veio a levantar a taça naquele ano na Costa do Sauípe.

"Disputei nove das 12 edições já realizadas. Sempre foi um prazer disputar o único ATP do país, com o apoio da torcida, da família e dos amigos por perto. Em 2005 (foto à dir.) cheguei à minha primeira semifinal do torneio e fiz um jogo memorável contra Rafael Nadal", lembrou o veterano, que se junta a Thomaz Bellucci como os únicos brasileiros, até aqui, na chave principal de simples.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Brasil define equipe com Teliana Pereira e Bia Haddad para a disputa da Fed Cup na Colômbia

Thiago Alves é novidade e Brasil define equipe que enfrentará os EUA na Copa Davis em fevereiro

Marcelo Melo estreia nessa madrugada buscando redenção do país após fracasso em simples na Austrália

Apático, Belluccilamenta péssima atuação na estreia e mantém tabu no Aberto da Austrália

+Bellucci é confirmado como cabeça no Australian Open e "escapa" de Djokovic e Cia nas primeiras rodadas

"Nem sonhava com um final de ano como esse", declara mineiro Bruno Soares

ESPECIAL:Casa nova... E cheia - Mudança para São Paulo se mostrou benéfica para o Brasil Open, que teve excelente público desde as primeiras rodadas e ginásio cheio nos últimos três dias, mesmo sem um brasileiro na final de simples. A Revista TÊNIS selecionou as melhores fotos dos principais personagens  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 21 de Janeiro de 2013 às 15:20


Notícias