Copa Davis
Stade Pierre-Mauroy, em Lille, sediou também outras duas finais da competição entre países
Foto: Corinne Dubreuil/Copa Davis
O Stade Pierre Mauroy é a casa do mundo do tênis neste final de semana. Sede da final da Copa Davis, o estádio fica localizado em Lille, na França.
Confira cinco curiosidades sobre o palco do duelo entre França e Croácia.
FINALE :
— Stade Pierre Mauroy (@StadePM) July 8, 2018
2ème set remporté par la Russie 25-20 !
Les supporters Français ne désespérent pas et donnent de la voix jusqu'au bout !#VolleyballNationsLeague #SPMLIVE pic.twitter.com/VaTf0MFFCw
O Pierre-Mauroy tem diferentes formas de configuração. Entre elas, se destacam o estádio de futebol, a Arena que recebe esportes indoors, como basquete, handball, teniis e hockey e a organização destinada paras shows.
2) O Estádio
Com 50 mil lugares, o estádio de futebol é a casa do Lille OSC, que disputa a primeira edição do campeonato francês. Curiosamente, os jogadores brasileiros do PSG (rival do Lille e líder da Ligue 1) costumam ter bons resultados no Pierre Mauroy.
Confira a lista:
A Seleção também já jogou no Estádio, em 2017. durante a vitória de 3 a 1 sobre o Japão, com gols de Neymar, Marcelo e Gabriel Jesus.
Japon 1-3 Brésil
— L'UEFA (@UEFAcom_fr) November 10, 2017
Amical à Lille @StadePM
Neymar 10e (sur penalty)
Marcelo 17e
Gabriel Jesus 36e
Makino 63e#JAPBRA pic.twitter.com/1j6rCBQvZA
Além do campeonato francês, o estádio já recebeu jogos da Eurocopa 2016, vencida pela seleção de portuguesa. Os campeões, entretanto, não jogaram lá. Foram ao todo seis partidas realizadas no Pierre-Mauroy durante o torneio entre nações, com destaque para partidas da Alemanha (2-0 contra Ucrânia e 3-0 contra Eslováquia), da vice-campeã França (0-0 contra a Suíça) e Bélgica (derrota de 3-1 para o País de Gales).
O Pierre-Mauroy é também sede de uma seréide shows de artistas conhecidos mundialmente. De 2013 para cá, nomes como Rihanna, Bruno Mars, Justin Bieber e Celline Dion já se apresentaram. Elton John, por sua vez, tem apresentação marcada para o dia 18 de junho de 2019.
Tanto em 2014 quanto em 2017 o Pierre-Mauroy foi a casa da decisão da Davis Cup. No primeiro ano, vitória da Suíça de Roger Federer e Stan Wawrinka contra a França por 3 a 1. Já no último ano os vencedores foram os franceses comandados por Yannick Noah e com tenistas como Richard Gasquet, Jo-Wilfried Tsonga e Lucas Pouille por 3 a 2.
Publicado em 23 de Novembro de 2018 às 23:10