Consciente

Em Xangai, Nadal pode ser o primeiro jogador a conquistar seis Masters 1000 no ano

Espanhol, vencedor de 26 torneios da série, mantém plano de jogar bem até o final da temporada para se manter no topo do ranking


Xangai (China) - Em 2013, Rafael Nadal conseguiu uma impressionante marca nos eventos Masters 1000. Até aqui, foram cinco títulos – em Indian Wells, Madri, Roma, Montreal e Cincinnati – e, agora em Xangai, o espanhol pode ser o primeiro jogador a colecionar seis troféus da série numa mesma temporada.

Nadal entra em Xangai com a chance de vencer seu sexto Masters 1000 em 2013

“Espero estar pronto para Xangai”, disse Nadal em Pequim. O espanhol perdeu a final do torneio – ATP 500 – para o sérvio Novak Djokovic. “É um torneio importante, um dos mais importantes do ano, porque é um Masters 1000 – você precisa jogar contra os melhores tenistas até nas primeiras rodadas”, afirmou.

Nadal, que detém o recorde de 29 vitórias e apenas uma derrota em eventos Masters 1000 na temporada, está atrás do seu primeiro título em Xangai. Ele foi finalista em 2009, quando foi derrotado pelo russo Nikolay Davydenko.

Em Pequim, na semana passada, o canhoto foi vice-campeão ao perder a grande decisão para o sérvio Novak Djokovic. No entanto, mesmo com a derrota, Nadal assumiu a liderança do ranking, algo que não acontecia desde julho de 2011.

As próximas semanas prometem serem decisivas para o octacampeão de Roland Garros, uma vez que ele é o mais cotado para encerrar a temporada como número 1 do mundo. “Estarei no topo do ranking por algumas semanas. Preciso continuar jogando bem para tentar terminar o ano como número 1”, frisou o ibérico.

No início da temporada, Nadal, campeão de 10 torneios, superou as expcetativas dos mais céticos e deu a volta por cima após ficar mais de sete meses afastado por causa de uma lesão no joelho esquerdo. “Quando você está cansado em casa, você não pensa em retornar e jogar 13 finais de 14 torneios. Você nunca pensa que vai conseguir isso”, confessou o atleta de 27 anos.

“Estou no auge e isso é especial demais para mim. Estou curtindo a sensação de jogar uma das melhores temporadas na minha carreira e, provavelmente, uma das mais emocionantes também”, encerrou Nadal, campeão de 26 torneios Masters na carreira. Em Xangai, Rafa estreia diante do vencedor jogo entre o americano Michael Russell e o ucraniano Alexandr Dolgopolov.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 8 de Outubro de 2013 às 08:35


Notícias Rafael Nadal Masters 1000 títulos recorde Xangai Novak Djokovic número 1