Reviravolta

Em Rio Preto, Rogerinho pode superar Bellucci e virar novo n° 1 do Brasil

Jogador de 29 anos é o quinto favorito ao título no Harmonia Tênis Clube, no interior paulista, e tem grandes chances de sair do torneio como melhor simplista do País


São José do Rio Preto (Brasil) - O Aberto de Rio Preto, torneio da série Challenger e que distribui uma premiação de US$50.000, contando com hospedagem, começa nessa segunda-feira e o tênis brasileiro pode testemunhar uma mudança de papeis exatamente nas quadras de saibro do Harmonia Tênis Clube, clube que já sediou a Copa Davis por duas vezes em 2012.

Rogerinho será número 1 do Brasil caso alcançar a final do Challenger de São José do Rio Preto

Rogério Dutra Silva, atual número 128 do ranking da ATP, será o brasileiro mais cotado ao título no interior paulista e, se conquistar o título, ultrapassará Thomaz Bellucci no ranking da próxima segunda-feira, tornando-se o novo número 1 do Brasil em simples. 

Nessa segunda-feira, Bellucci aparece em 117° lugar com 480 pontos. Como não joga nessa semana (lesionado, ele ainda não divulgou o calendário para o restante de 2013), o canhoto de Tietê não somará qualquer pontuação e ainda perderá 10 pontos pelo descarte da primeira rodada do Masters 1000 de Xangai do ano passado, ficando com 470.

Viu o ranking dessa segunda-feira? Fique atualizado em nossa página! 

Por sua vez, Rogerinho chegou aos 446 pontos com a semifinal no Challenger de São Paulo, no Clube Helvetia. Nessa semana, ele defende 15 pontos das quartas de final do Challenger de San Juan de 2012, por isso começa sua campanha em Rio Preto com "reais" 431 pontos.

Se for à final no Harmonia, Rogerinho somará 55 pontos, o suficiente para superar Bellucci. Caso seja o campeão, o paulistano de 29 anos anotará 90 pontos e se aproximará do top 100, meta estipulada pelo tenista para a reta final de 2013. Vale ressaltar que Rogério fez ótima campanha no US Open, furando o qualifying e parando apenas em Rafael Nadal na segunda rodada. 

Em Rio Preto, Rogerinho estreia contra o espanhol Carlos Gomez-Herrera e está no mesmo quadrante do colombiano Alejandro Gonzalez, cabeça 2 e possível rival nas quartas de final. Mais à frente o argentino Guido Pella, campeão em São Paulo e seu algoz na semifinal, ou o gaúcho Guilherme Clezar são os mais cotados para enfrentá-lo numa penúltima fase.

Confira a chave do Challenger de São José do Rio Preto!

Por Matheus Martins Fontes, de São José do Rio Preto

Publicado em 7 de Outubro de 2013 às 12:54


Notícias Rogério Dutra Silva Brasil melhor Rio Preto torneio título chance Challenger pontos