Confusão

Em nova polêmica, Agassi admite em livro inimizade com Sampras, Becker e Chang

No lançamento editorial mais falado do ano, o ex-número um do mundo cutucou seus desafetos, entre eles seu maior rival, Pete Sampras


Pete Sampras (à esquerda) e Andre Agassi, após a final do US Open, em 1990
Em declarações publicadas na autobiografia de Andre Agassi, "Open", reveladas essa semana, o tenista - além de confessar ter perdido de propósito, em 1996 - admitiu suas desavenças com ex-companheiros de circuito, como os também norte-americanos Pete Sampras e Michael Chang e o alemão Boris Becker.

Agassi admite em um dos capítulos Agassi diz que não gostava de Becker se refere a ele como 'maldito alemão'. Além do tricampeão de Wimbledon, o polêmico tenista reconheceu não nutrir grande simpatia por outros ícones do esporte nos anos 80 e 90, como Thomas Muster, Jim Courier, Yevgeny Kafelnikov e Jeff Tarango.  

De todos, porém, os que mais irritavam Agassi eram o religioso Michael Chang, que lhe derrotou na final do Roland Garros, em 1989, e o sempre sereno Pete Sampras, que ganhou 4 de seus 15 Grand Slams, derrotando Agassi na final.

"Eu queria poder imitar sua espetacular falta de inspiração e sua falta de necessidade de jogar inspirado", cutucou Agassi, a respeito de Sampras. Sobre Chang, as palavras de Agassi foram menos sutis. "Ele dava graças à Deus e atribuía suas vitórias a Deus, e isso me irritava muito. Por que Deus se importaria com uma partida de tênis? E por que ele se colocaria contra mim e a favor do Chang? Isso é ridículo. Quando ele venceu Roland Garros em 1989, fiquei com vontade de vomitar. Eu me perguntei: por que logo o Chang, entre tantos outros, logo ele, foi vencer um Grand Slam antes de mim?".

Mais notícias sobre o polêmico livro de Andre Agassi...

+ Autobiografia de Agassi já é bestseller em site americano
+ "Isso é algo que não podia guardar para mim", diz Agassi, sobre ter mentido à ATP
+ "Podem existir outros atletas com os mesmos problemas que eu tive", afirma Agassi
Vice em Atlanta, Bruguera se diz "roubado" e quer medalha de Agassi
+ "Agassi fez muito mal ao tênis", diz Arantxa Sánchez

ESPECIAL: A era dos superatletas- Entenda como funciona o controle antidoping e como os atletas devem se prevenir para não serem pegos por tomar medicamentos que contenham substâncias proibidas (Confira!)

Felipe De Queiroz

Publicado em 10 de Novembro de 2009 às 10:00


Notícias