Merecido

Em melhor ano de suas carreiras, Djokovic e Kvitova são candidatos ao Oscar do Esporte

Atletas brigarão pela honra inédita na cerimônia do Prêmio Laureus em fevereiro; Kvitova também briga na categoria de revelação ao lado de Na Li


Divulgação
Kvitova e Djokovic foram os grandes destaques do tênis em 2011 e vão concorrem a Prêmio Laureus
Nesta semana, Novak Djokovic e Petra Kvitova foram homenageados pela Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) como os destaques do ano na modalidade. Porém, os feitos não param por aí. Nesta quinta-feira, foram anunciados os candidatos ao prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte.

Ron C Angle (TPL)
Djokovic conquistou três Majors e se tornou líder do ranking em 2011
Na categoria masculina, Djokovic, número 1 do mundo e que venceu três Grand Slams - Australian Open, Wimbledon e US Open -, concorre ao lado de outras grandes estrelas internacionais, como:

- o alemão Sebastian Vettel, bicampeão de Fórmula 1, o velocista jamaicano Usain Bolt, o jogador de basquete alemão Dirk Nowitzki, que ajudou o time do Dallas Mavericks ao título inédito na NBA, o ciclista australiano Cadel Evans, campeão da tradicional Volta da França, e finalmente o craque argentino Lionel Messi, que disputará no próximo domingo o título do Mundial de Clubes contra o Santos.

Já entre as mulheres, a jovem Kvitova, grande revelação da temporada após vencer em Wimbledon e ser a melhor no WTA Championship de Istambul, disputará o prêmio junto com a velocista queniana Vivian Cheruiyot, a esquiadora alemã Maria Höfl-Riesch, a jogadora de futebol japonesa Homare Sawa, a norte-americana Carmelita Jeter (atletismo) e a golfista Yani Tseng.

Ron C Angle (TPL)
Por sua vez, Kvitova venceu em Wimbledon e foi a melhor na Masters de Istambul
A atual vice-líder da WTA também brigará na disputa de "Revelação" do ano e terá a chinesaNa Li, número 5 do mundo, como outra representante do tênis. As atuais campeãs de Wimbledone Roland Garros, respectivamente, disputam contra o golfista norte-irlandês Rory McIlroy, o sul-africano Oscar Pistorius (atletismo), o jamaicano Yohan Blake (atletismo) e o britânico Mo Farah (atletismo).

Serão um total de sete categorias do prêmio em cerimônia a ser realizada no dia 6 de fevereiro, em Londres. Os candidatos foram selecionados através de votação realizada com jornalistas do mundo inteiro, enquanto os vencedores serão definidos pelo voto dos 47 ex-atletas que fazem parte da academia da fundação Laureus.


O Brasil não deixou de ficar de fora da festa. O nadador brasileiro Daniel Dias e Terezinha Guilhermina, do atletismo, disputam a eleição de melhor atleta paraolímpico do ano - o primeiro já ganhou essa categoria em 2009.

Mas, no páreo, também está a tenista cadeirante holandesa Esther Vergeer. Considerada a melhor da categoria de todos os tempos, ela fechou seu 12º ano consecutivo na liderança do ranking e não perde um jogo desde janeiro de 2003 (nesse período, acumulou 434 vitórias seguidas).



Confira todos os candidatos ao prêmio Laureus:

Melhor Atleta Masculino - Novak Djokovic (SRB), Sebastian Vettel (ALE/Fórmula 1), Lionel Messi (ARG/futebol), Dirk Nowitzki (ALE/basquete), Usain Bolt (JAM/atletismo) e Cadel Evans (AUS/ciclismo)

Melhor Atleta Feminina - Vivian Cheruiyot (QUE/atletismo), Petra Kvitova (CZE), Maria Höfl-Riesch (ALE/esqui), Homare Sawa (JAP/futebol), Carmelita Jeter (EUA/atletismo) e Yani Tseng (CHN/golfe)

Nadador Daniel Dias e velocista Terezinha Guilhermina concorrem na categoria "Melhor Atleta Paraolímpico" de 2011

Melhor Atleta Paraolímpico - Daniel Dias (BRA/natação), Terezinha Guilhermina (BRA/atletismo), Oscar Pistorius (AFS/atletismo), Esther Vergeer (HOL/tênis), David Weir (ING/atletismo) e Irek Zaripov (RUS/esqui)



Melhor Atleta de Esportes Radicais - Kelly Slater (EUA/surfe), Jamie Bestwick (ING/bike), Philip Köster (ALE/windsurfe), Carissa Moore (EUA/surfe), Travis Rice (EUA/snowboard) e Shaun White (EUA/snowboard)

Melhor Equipe - Barcelona (ESP/futebol), Dallas Mavericks (EUA/basquete), All Blacks (NZL/rúgbi), Red Bull (AUT/Fórmula 1) seleção japonesa feminina de futebol e seleção inglesa de críquete

Melhor Retorno - Eric Abidal (FRA/futebol), Darren Clarke (IRL/golfe), Sergio Garcia (ESP/golfe), Liu Xiang (CHN/atletismo), Crusaders (NZL/rúgbi) e Queensland Reds (AUS/rúgbi)

Revelação - Yohan Blake (JAM/atletismo), Petra Kvitova (RCH/tênis), Rory McIlroy (IRL/golfe), Li Na (CHN/tênis), Oscar Pistorius (AFS/atletismo) e Mo Farah (ING/atletismo)

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

 + Site do Australian Open lança "Túnel do tempo"

González reclama da imprensa no Twitter e nega aposentadoria em fevereiro

Um dos destaques do ano, Fish prevê futuro promissor para o tênis norte-americano em 2012

Hewitt revela sonho de ser capitão da Austrália na Copa Davis após encerrar carreira

Roddick e esposa aproveitam férias em parque aquático nas Bahamas

ESPECIAL:Moral da história - Lições do 125º ano de Wimbledon, que consagrou Novak Djokovic como novo número um e Petra Kvitova, uma nova sensação do tênis feminino   (Confira!)

Da redação

Publicado em 15 de Dezembro de 2011 às 12:18


Notícias