Risco

Em crise no saibro, Nadal vê aproximação de Djokovic e pode perder liderança em Madri

Por mais remotas que sejam, chances existem de 'Touro' deixar o posto de número 1 para seu rival direto no ranking da ATP. Veja possibilidades!


São Paulo (Brasil) - Antes de começar sua gira pelo saibro europeu, Rafael Nadal já tinha noção de que teria muitas dificuldades na defesa de um "caminhão" de pontos pela excelente campanha na superfície em 2013. E pior: se não mantivesse um bom nível de resultados, o 'Touro' correria sérios riscos de ser ultrapassado pelo rival direto Novak Djokovic.

Nadal não terá moleza nas próximas semanas para defender a ponta do ranking

Passados os dois primeiros eventos no piso - com derrotas nas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo e ATP 500 de Barcelona -, o espanhol vê o perigo iminente de perder a liderança já nas próximas semanas, antes mesmo de Roland Garros, no fim de maio.

Nessa segunda-feira, o líder Nadal apareceu no ranking da ATP com um total de 12.900 pontos, mas o revés precoce em Barcelona lhe fez perder pontuação preciosa e observou Djokovic se aproximar com 11.040 pontos. Assim, o sérvio tem chances (por mais que remotas) de retomar a ponta da lista ao término do Masters 1000 de Madri, no começo do próximo mês.

Como perdeu logo na estreia da capital espanhola em 2013, Djoko só defende 10 pontos no torneio sediado na Caja Mágica e pode somar 990 na sua conta, indo a 12.030 pontos. Se, por acaso, o número 2 do mundo for campeão e Nadal, vencedor em 2013, não vencer uma partida sequer em casa, o circuito teria um novo líder. E por mais que em Madri seja muito improvável que Djoko desbanque Nadal no ranking, novas chances seriam reservadas em Roma na semana seguinte, onde o espanhol também defende o título e exatamente em Roland Garros.

Da redação

Publicado em 29 de Abril de 2014 às 09:41


Notícias Rafael Nadal Novak Djokovic crise saibro liderança precoce ranking Masters 1000 de Madri Roland Garros