Esperança

Em 3° lugar, Nadal já faz as contas para voltar à liderança do ranking ainda em 2013

Espanhol reconhece que tarefa será difícil, mas tem vantagem de não defender pontos na reta final do ano, diferentemente de rivais Murray e Djokovic


Montreal (Canadá) - Rafael Nadal pôde sair de Montreal com o melhor sentimento possível já que conseguiu o título do torneio Masters 1000 (o 25° na carreira) na quadra dura, superfície que não é sua predileta e depois de desbancar seu grande rival, o sérvio Novak Djokovic na semifinal em uma partida eletrizante recheada de lances sensacionais.

Nadal já projeta liderança do ranking ainda para 2013

Com os 1.000 pontos acumulados, Nadal retornou ao 3° lugar do ranking da ATP com 7.860 pontos e se aproxima perigosamente do britânico Andy Murray que, eliminado nas oitavas no Canadá, ficou com 8.610. Djokovic, mesmo não tendo defendido os pontos do título do ano passado, ainda lidera com certa folga - total de 11.400.

No entanto, mesmo atrás por mais de 3.000 pontos, Nadal já mira uma possível chance de se tornar número 1 do mundo ainda em 2013. Tudo porque o espanhol não defende nada nesse segundo semestre já que ficou afastado do circuito nesse período do ano passado por causa de uma lesão no joelho. Assim, mais vitórias e, possivelmente, novos troféus só farão Rafa subir na classificação.

Em contrapartida, Djokovic defende muitos pontos na reta final do ano, como o vice-campeonato do Masters 1000 de Cincinnati essa semana, o segundo lugar no US Open e o título do ATP Finals, assim como Murray, que ficou com o caneco em Flushing Meadows em 2012. 

Nadal já projeta a pontuação dos rivais nas suas contas, principalmente da de Djokovic: para desbancar o sérvio, ele precisaria de pelo menos 2.000 pontos nos cinco torneios que faltam nesta temporada: três Masters 1000 (Cincinnati, Xangai a Paris), US Open e ATP Finals. Juntos, os torneios somam 6.500 pontos.

"Tenho que entender quantos pontos preciso ganhar para ser o número 1 e eu acho que não dá para ter menos do que 10.000 no final da temporada. Então eu preciso de pelo menos mais 2.000 pontos em um momento da temporada muito difícil, que o piso é mais favorável a Novak do que a mim. Mas vou tentar", declarou Nadal.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 12 de Agosto de 2013 às 09:48


Notícias Rafael Nadal Montreal ranking liderança Novak Djokovic pontos