Hegemonia

Djokovic aumenta vantagem na liderança após fechar temporada com título no ATP Finals

Tenista sérvio abriu mais de 2.000 pontos para Roger Federer, vice em Londres na última segunda-feira; Andy Murray e Rafael Nadal fecham top 4


Antes da disputa do ATP Finals de Londres, já era definido que Novak Djokovic terminaria 2012 na liderança do ranking mundial à frente de Roger Federer, principal rival pela ponta. E, após a conquista do torneio que reúne os oito melhores do ano, a diferença entre os dois jogadores aumentou ainda mais.

Divulgação/Site Oficial
Djokovic venceu duelo particular contra Federer e conquistou ATP Finals de Londres
Com o triunfo por 7/6(6) e 7/5 sobre Federer na última segunda-feira, Djokovic acumulou um total de 12.920 pontos, 2.655 de vantagem para o suíço da Basileia. Em terceiro lugar, aparece o britânico Andy Murray, semifinalista em Londres, com 8.000.

O escocês fez a melhor temporada de sua carreira ao faturar a medalha de ouro em simples nas Olimpíadas e o título inédito no US Open. O vice-campeonato em Wimbledon também foi um ótimo resultado alcançado pelo jogador de 25 anos.

Heptacampeão de Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal acaba o ano na quarta colocação, com 6.795 pontos. Após o torneio de Wimbledon, o "Touro Miúra" ficou de fora das competições por conta de uma grave lesão no joelho esquerdo. Dessa forma, o tenista encerrou suas atividades muito antes do esperado, perdendo Olimpíada, US Open, Copa Davis e o próprio ATP Finals.

Completando o top 10, estão, na sequência, o espanhol David Ferrer (5º), o tcheco Tomas Berdych (6º), o argentino Juan Martin Del Potro (7º), o francês Jo-Wilfried Tsonga (8º), o sérvio Janko Tipsarevic (9º) e o francês Richard Gasquet (10º).

Para o Brasil, o paulista Thomaz Bellucci é o único representante no top 100 da ATP, estacionando essa semana no 32º lugar. No entanto, o tenista ainda tem o Challenger Finals, em São Paulo, no final do mês e, com o título do torneio, Thomaz entraria no top 30 do ranking da entidade.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Djokovic passa mal e é dúvida para o Masters 1000 de Paris

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

Jogo entre Djokovic e Guga no Maracanãzinho terá preços a partir de R$100

Nadal aproveita tempo fora das quadras para jantar com Rei Juan Carlos da Espanha

Campeão em Toronto, Djokovic bota pressão e pode roubar nº1 de Federer após Cincinnati

"Pensar em levar a bandeira do meu país é sensacional", afirma Djokovic

Espanha aciona "plano B" e escolhe Pau Gasol no lugar de Nadal como porta-bandeira nas Olimpíadas

Nadal anuncia que não jogará as Olimpíadas de Londres: "Um dos dias mais tristes da minha carreira"

ESPECIAL:A história por testemunha - Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos (Confira!)

Da redação

Publicado em 13 de Novembro de 2012 às 10:58


Notícias