Na grama

Dentro do top 100, Bellucci e Rogerinho garantem o Brasil na chave principal de Wimbledon

País teve Guga e André Sá com melhores campanhas em simples -quartas em 1999 e 2002, respectivamente - e dupla Melo/Sá na semifinal em 2007


Neil Tingle/AELTC
Thomaz Bellucci já chegou à terceira rodada de Wimbledon
O tradicional torneio de Wimbledon já tem definidos os tenistas que entrarão diretamente na chave principal que começará no dia 24 de junho. E o Brasil conta com dois representantes, por enquanto, nessa lista - Thomaz Bellucci, 39º do mundo, e Rogério Dutra Silva, 90º do ranking e que fará sua estreia no evento inglês disputado em quadras de grama.

A tabela é encabeçada pelo sérvio Novak Djokovic, líder do ranking e campeão em Londres no ano de 2011, seguido do local Andy Murray, atual vice-campeão. Logo em seguida, aparecem Roger Federer, heptacampeão no All England Club, e os espanhóis David Ferrer e Rafael Nadal, esse último bicampeão do torneio.

Bellucci disputará Wimbledon pela quinta vez na carreira, sendo que chegou à terceira rodada em 2010 (na ocasião perdeu para o sueco Robin Soderling). Rogerinho sequer jogou uma chave principal de um evento na grama e está inscrito, por essa razão, no ATP 250 de Queen's, um dos preparatórios para o Grand Slam londrino.

Cristiano Andujar/Fotoarena
Rogerinho jogará a chave principal do torneio inglês pela primeira vez na carreira
As melhores campanhas de brasileiros na Era Aberta (desde 1968) em Wimbledon aconteceram com Gustavo Kuerten (1999) e André Sá (2002), todos alcançando a fase de quartas de final em simples. Thomaz Koch também chegou entre os oito finalistas em 1967. Nas duplas, Marcelo Melo e Sá chegaram à semifinal numa campanha mágica em 2007, em que disputaram um jogo de mais de 6h na segunda rodada.

Além de Bellucci e Rogerinho, João Souza, o Feijão, é outro que pode fazer parte desse grupo. Até o momento, o pupilo de Ricardo Acioly aparece como 11º alternate e, mesmo se não entrar diretamente, deverá ser um dos principais cabeças de chave no qualifying.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Bellucci confirma volta aos treinos e corre contra o tempo para estar bem para Roland Garros

+Confiante, Bruno Soares já esquece derrota e crê que descanso será fundamental para Madri

Título em Barcelona devolve melhor ranking a Bruno Soares e dupla com austríaco é a 3ª melhor de 2013

Bellucci volta às quartas de final nos ATPs, mas prega foco para ir ainda mais longe em Barcelona

Precavido, Bellucci admite ter visto jogo de rival desconhecido para não ter surpresa em Barcelona

Mesmo com novo tropeço, Bellucci se mantém confiante em volta por cima: "não posso abaixar a cabeça"

Revés em Monte Carlo tira Bellucci novamente do top 40 após seis meses

ESPECIAL: Aprenda a jogar na grama... Isso mesmo, na grama! - Inspirada em Wimbledon, a Revista TÊNIS foi atrás de uma quadra de grama no Brasil e traz algumas dicas e experiências vividas nesta rara superfície  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 17 de Maio de 2013 às 06:27


Notícias