Davis Cup

Demoliner e Matos vencem nas duplas e Brasil bate o Líbano pela Copa Davis

Brasileiros mostraram superioridade e não perderam nenhum jogo fora de casa



Crédito foto: Lucas Balduino/CBT

O Time Brasil confirmou o favoritismo diante da equipe libanesa, venceu todos os jogos e conquistou o triunfo fora de casa por 4 a 0. Com o resultado, o país avança para o Qualifiers da Copa do Mundo do Tênis, que será disputado em 2022.

A vitória decisiva no confronto foi garantida logo na primeira partida de domingo. Os gaúchos Marcelo Demoliner e Rafael Matos enfrentaram Benjamin Hassan e Hady Habib. No primeiro set, os brazucas venceram com facilidade por 6/2. Na parcial seguinte, os libaneses foram empurrados pela torcida local e conseguiram fechar em 6 a 3.

No set decisivo, foi a vez dos brasileiros se superarem. No terceiro game, os libaneses quebraram o serviço e ficaram em vantagem até o oitavo game, quando a quebra foi devolvida. O duelo foi decidido apenas no tie-break, com 7 a 5 a favor dos brasileiros. A partida teve 2h19min, fechando em 6/2, 3/6 e 7/6 (5).

Como havia vencido as duas partidas realizadas no sábado, com os triunfos de Orlando Luz e Felipe Meligeni, o Brasil confirmou o triunfo por 3 a 0. Ainda assim, Matheus Pucinelli foi para quadra para fazer o quarto duelo do confronto contra Roey Tabet. O paulista venceu por 6/0 e 6/1.


Crédito foto: Lucas Balduino/CBT

"Todos os atletas estiveram muitos comprometidos dentro de quadra. Hoje, nas duplas, foi um jogo com várias emoções, que acabou se complicando um pouco quando os libaneses passaram a jogar muito bem. Mas no terceiro set nós soubemos mostrar superação, mesmo com um break abaixo, e entrar no jogo de novo para trazer essa vitória", comentou o capitão Jaime Oncins.

"Todos foram muito bem desde o primeiro dia. O Orlando, que saiu jogando, teve a responsabilidade de trazer o primeiro ponto para o Brasil e não decepcionou. Venceu e deixou o Felipe mais leve para a segunda partida, e o Felipe também foi muito bem. Hoje, o Rafael fez uma partida muito consistente do início ao fim, assim como o Demoliner. Estão todos de parabéns", completou o treinador.

Para a dupla brasileira, que atuou junto pela primeira vez na carreira, a vitória foi marcada pela superação devido às difíceis condições de calor durante a semana. "Foi muito bom que passamos uma semana aqui treinando, então conseguimos nos adaptar bem às condições. Foi uma semana de muito calor, e também com a questão do piso, pois não estamos acostumados a jogar no har-tru. Mas tivemos um espírito de equipe muito bom, que é fundamental nestas semanas de Copa Davis," destacou Rafael Matos.

"Toda essa gurizada treinou muito bem a semana inteira, deram o máximo. Apesar das condições difíceis, valeu pela superação. Com certeza, os treinos durante a semana foram fundamentais para confirmarmos o resultado dentro de quadra", completou Demoliner.

Com o resultado, o Brasil volta para os Qualifiers do Grupo Mundial, em que irá enfrentar alguma das outras equipes que avançou do Grupo Mundial I ou um dos times que jogou o último Finals da Copa Davis. O adversário será definido por sorteio.

Da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2021 às 11:05


Notícias Brasil Líbano Copa Davis Davis Cup Duplas Rafael Matos Marcelo Demoliner