Cbt

Definidos os campeões brasileiros juvenis

Saiba quem voltou para casa com um troféu


A maratona em busca dos títulos de campeões brasileiros acabou neste domingo, no Clube do Exército, em Brasília, no Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, torneio que tem maior pontuação para efeitos de ranking nacional.

Os jogos da primeira categoria, os 12 anos, foram todos disputados em quadras de piso rápido. Luana Trautwein (SC) ficou com o título inédito, diante de Carolina Alves (SP), parciais 4/6, 6/1 e 6/0, enquanto Silas Cerqueira sagrou-se campeão diante o campeão da edição anterior, Rafael Matos, com o placar de 6/1, 6/3.

Nos 14 anos o cearense Thiago Silva acumulou mais um título nesta temporada. O campeão do Banana Bowl levantou o troféu de campeão no jogo contra o mineiro Higor Silva, ao marcar 6/2 e 6/3. " Todo trabalho que eu fiz deu certo. Agora estou mais confiante ainda para ajudar o Brasil ser campeão mundial", disse Thiago, que foi convocado pela CBT para disputar o Mundial dos 14 anos em Protejov, na República Tcheca, entre 04 e 09 de agosto.

No feminino Bruna Magalhães(SP) levou a melhor diante de Jordana Peres(SC). O primeiro set foi acirrado, com direto a tie-break, enquanto o segundo foi mais tranqüilo e Bruna fechou com 7/6(4) e 6/2. Ajoelhada na quadra, a nova campeã brasileira dos 14 anos agradeceu. "A emoção é forte. É um alívio gritar ajoelhada na quadra, com o título garantido. Eu até fiz uma promessa", declarou Bruna, que ainda não acreditava na conquista. " Desde os 11 anos busco esse título. Chorei muito com esse sonho realizado", completou.

No confronto entre os gaúchos dos 16 anos Guilherme Clezar levou a melhor diante o companheiro de treino Eduardo Bencke. O atual campeão do Banana Bowl dos 16 anos confirmou o favoritismo de primeiro cabeça-de-chave e sagrou-se campeão da categoria. Entre as meninas, o titulo também ficou nas mãos de uma tenista do Rio Grande do Sul, Gabriela Ce, que venceu a cearense Marília Camara por 4/6, 7/5 e 6/1.

Nos 18 anos masculino a emoção tomou conta do campeão Leandro Ribeiro, mineiro que se despede do juvenil e parte para o profissionalismo. Em pouco menos de uma hora de jogo ele derrotou João Bosco, do Mato Grosso do Sul, com parciais 6/1 e 6/2 e fechou com chave de ouro. " Treinei muito para levar esse troféu para casa. Ganhei um belo presente nesse último ano do juvenil", disse Ribeiro, que pela primeira vez levantou o troféu de campeão brasileiro.

No feminino Paula Gonçalves, de São Paulo, defendeu o título do ano passado e sagrou-se bicampeã da categoria que antecede o profissionalismo. " A minha despedida do juvenil não podia ser melhor", declarou Paula, que aplicou 6/2 e 6/4 na paranaense Giovanna Portiolli.

Os campeões vão somar 250 pontos no ranking CBT e os vices vão ganhar 200 pontos.

O Mês do Tênis de Brasília segue com os jogos dos qualifyings dos Futures masculino e feminino, nas quadras do Clube do Exército. As chaves principais começam nesta segunda-feira.

Resultados das finais deste domingo, 20 de julho

Feminino

12 anos
Luana Trautwein (SC) d. Carolina Alves (SP) 4/6 6/1 6/0

14 anos
Bruna Magalhães (RJ) d. Jordana Peres (SC) 7/6(4) 6/2

16 anos
Gabriela Ce (RS) d. Marília Camara (CE) 6/2 6/3

18 anos
Paula Gonçalves (SP) d. Giovanna Portiolli (PR) 6/2 6/4

Masculino

12 anos
Silas Cerqueira (BA) d. Rafael Matos (RS) 6/1 6/2

14 anos
Thiago Monteiro (CE) d. Higor Silva (MG) 6/2 6/3

16 anos
Guilherme Clezar (RS) d. Eduardo Bencke (RS) 6/2 6/4

18 anos
Leandro Ribeiro (MG) d. João Bosco (MS) 6/1 6/2
Da redação

Publicado em 21 de Julho de 2008 às 17:10


Notícias