Entrevista

Daniel Melo fala sobre rotina de treinamentos do irmão e analisa reta final da temporada

O irmão mais velho de Marcelo está em Viena e depois vai acompanhar o Girafa em Paris e Londres


Daniel ao lado de Kubot e Melo em Madrid/Divulgação

Ex-tenista profissional e atual técnico do #4 do mundo de duplas, o mineiro Daniel Melo comemora mais uma temporada de ótimos triunfos do irmão no circuito mundial de duplas. Trabalhando juntos há 11 anos, os dois somam várias conquistas de peso e a confiança está cada dia mais forte.

A prova disso são os últimos resultados do Girafa, que ao lado do polonês Lukasz Kubot, venceu o ATP 500 de Pequim e ATP Masters 1000 de Xangai. Neste semana, jogam em Viena, ATP 500 que são bicampeões e já estão garantidos no ATP Finals de Londres.

Daniel afirma que o vice-campeonato de duplas do US Open (perderam para Mike Bryan e Jack Sock) ergueu o nível e vontade de títulos da duplas e foi fundamental para a excelente gira asiática.

Confira também: Entrevista exclusiva de Marcelo Melo com a Revista Tênis

“O Marcelo sempre gosta de jogar na Ásia e, desta vez, chegaram muito confiantes após a final do US Open. Grand Slam tem uma motivação extra. Eles tiveram participações regulares antes, porém, sabíamos que o nível da dupla estava lá, que era questão de ganhar alguns jogos seguidos. E foram vice-campeões nos Estados Unidos. Nos meses anteriores, tiveram muita resiliência. Muitas vezes o resultado não vem, mesmo jogando bem. Hoje, dupla é muito dinâmica e cheia de detalhes. Aí as vitórias vieram no US Open, a confiança foi crescendo e começaram a jogar cada vez melhor”, disse o treinador. 

Daniel Melo estará na equipe da dupla nos dois próximos torneios, em Paris e depois em Londres, onde Marcelo joga o torneio pela sexta vez na carreira, sendo a segunda ao lado de Kubot. “A dupla vem vivendo um grande momento neste final de ano, atuando de forma consistente. Eles gostam e jogam bem no Finals. A expectativa é jogarem muito bem como nos outros anos. Masters 1000 sempre tem uma motivação extra também, ainda mais em Paris, que tem um piso e a condição que eles gostam bastante”, disse Daniel.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

5 ave #newyork 🇺🇸

Uma publicação compartilhada por Marcelo Melo (@marcelomelo83) em


A rotina de treinamentos de um tenista profissional não é fácil e o irmão mais velho e treinador cuida de tudo mesmo quando não está presente em alguns torneios ao longo do ano. “Na Ásia, neste mês, por exemplo, acompanhei tudo diariamente. Vejo o jogo online, pela TV ou no app mesmo. Fora isso, procuro saber da preparação, o que está acontecendo e sempre, um dia antes, mando as informações de como jogar contra cada dupla. Nos torneios, em dias que não jogam, treinamos em média duas horas de quadra por dia, uma hora de parte física e uma hora de fisioterapia. Em dia de jogo, como é mais tranquilo, nós fazemos um bom aquecimento em quadra e aguardamos a hora da partida”, explicou o ex-tenista de 41 anos de idade, que parou de jogar por conta de uma grave lesão no joelho.

A parceria entre os irmãos Daniel e Marcelo existe desde 2007 e foi coroada com a marca de número 1 do mundo do Girafa. Daniel também foi reconhecido pelo trabalho na última temporada e foi nomeado “Coach of the Year 2017” pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Marcelo e Daniel juntos na Copa Davis em BH/Reprodução Twitter

Títulos de Melo na temporada 2018

ATP 250 – Sidney (Austrália) rápida
ATP 500 - Halle (Alemanha) grama
ATP 500 - Beijing (China) rápida
ATP Masters 1000 - Xangai (China) rápida

Vice-campeonato:
US Open - Nova York (EUA) rápida

Da redação

Publicado em 24 de Outubro de 2018 às 18:54


Notícias Daniel Melo ATP World Tour Entrevista