Histórico!

Com Teliana Pereira, Brasil volta a ter tenistas no top 100 em mais de 20 anos

Pernambucana subiu quatro posições e acordou hoje na 100ª posição, assumindo o posto que Andréa "Dadá" Vieira deixou vago em abril de 1990


Nessa segunda-feira, a Associação das Tenistas Profissionais (WTA, sigla em inglês) atualizou o ranking, assim como acontece a cada semana (com exceção nos Grand Slams, em que a entidade modifica o status da lista depois de duas semanas), e o Brasil voltou a ver uma tenista nacional dentro do grupo das 100 primeiras do mundo - a pernambucana Teliana Pereira, exatamente a 100ª do mundo.

Teliana Pereira quebrou longo jejum do Brasil sem tenistas no grupo das 100 melhores em simples da WTA

A jogadora de 25 anos foi beneficiada pela queda de quatro atletas e apareceu no corte do top 100 com 660 pontos, empatada em pontos com a grega Eleni Daniilidou. Desde abril de 1990, quando Andréa "Dadá" Vieira ocupou o 95º lugar na lista do dia 16 daquele mês, nenhuma brasileira conseguiu voltar ao seleto pelotão da WTA.

[Confira o ranking da WTA atualizado em nossa página da Revista TÊNIS!!]

E pelo começo de temporada que realizou em 2013, com a semifinal do WTA de Bogotá após passar o qualifying, participações em demais chaves de WTAs, e dois títulos de ITFs de US$25.000 (equivalentes aos Challengers no masculino), já estava claro que era apenas uma questão de tempo para que Teliana quebrasse a marca histórica.

Agora, a próxima meta da jogadora que treina em Curitiba é jogar sua primeira chave principal de Grand Slam e o feito poderá ser obtido no final de agosto, no US Open. Teliana está a apenas duas desistências de disputar o torneio, façanha que uma brasileira não alcança desde a mesma "Dadá" Vieira na mesma temporada de 1993 e exatamente em Flushing Meadows.

E se Teliana tem motivos para sorrir nessa segunda-feira, Paula Gonçalves pode dizer o mesmo. Após serem computados os pontos do título no ITF US$25.000 de Campos do Jordão há sete dias, a jogadora de Carlos Kirmayr avançou 22 posições e estacionou em 265º lugar, a sua melhor classificação da carreira.

Beatriz Haddad Maia, de apenas 17 anos e que ainda se recupera de contusões no braço e ombro, caiu 10 lugares e está na 275ª colocação e Laura Pigossi, outro bom nome da nova geração, com 18 anos, evoluiu 35 postos e avançou da 417ª para a 382ª posição.

A liderança do ranking continua nas mãos de Serena Williams, seguida de Maria Sharapova, Victoria Azarenka e Agnieszka Radwanska. Na Li, Sara Errani, Petra Kvitova, Mariona Bartoli, Angelique Kerber e Caroline Wozniacki completam o pelotão das 10 melhores do mundo.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 29 de Julho de 2013 às 08:02


Notícias Teliana Pereira top 100 Brasil André "Dadá" Vieira ranking WTA Bogotá US Open