Sobe e Desce

Com novo tropeço na temporada, Bellucci perde posições e deixa o top 40

Número 1 do Brasil venceu apenas 5 de 14 jogos em 2013 e estacionou em 44° lugar; Rogerinho, Clezar e Monteiro foram os destaques positivos


Fabio Leoni
Bellucci não vem tendo bons resultados e vem caindo no ranking da ATP
A fraca campanha no Masters 1000 de Monte Carlo causou grandes prejuízos a Thomaz Bellucci em ranking divulgado nessa segunda-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). O número 1 do Brasil não defendeu as oitavas de final do ano passado no Principado de Mônaco e, eliminado logo na estreia em 2013 (pelo alemão Philipp Kohlschreiber), desceu do 39º para o 44º lugar, com 917 pontos.

O paulista de Tietê não saía do grupo dos 40 melhores do mundo desde outubro do ano passado e confirma a má fase em 2013, com apenas cinco vitórias em 14 jogos disputados. No piso lento, o retrospecto, surpreendente, é bem preocupante - Thomaz apenas ganhou um de cinco duelos na superfície (passou apenas a primeira rodada do Brasil Open).

Nessa semana, em Barcelona, Bellucci tenta dar a volta por cima, mas já vê com perigo sua chave. Designado como 16º pré-classificado, o brasileiro saiu de bye na primeira rodada e enfrenta o vencedor do jogo entre o holandês Robin Haase e o espanhol Pablo-Carruna Busta. Numa possível terceira fase, o jogador de 25 anos pode cruzar com David Ferrer, principal favorito na chave que também tem Rafael Nadal na outra metade do quadro.

Carol Coelho/Inovafoto
Rogerinho obteve melhor ranking da carreira, o 89° da ATP
Se Bellucci vive má fase, o mesmo não acontece com Rogério Dutra Silva. O paulistano de 29 anos alcançou seu melhor ranking nessa segunda-feira, o 89º posto, após avanço de mais oito colocações com o vice-campeonato no Challenger de Santos. Ao todo, Rogerinho subiu mais de 20 degraus em duas semanas e garantiu seu lugar na chave principal de Roland Garros, em maio.

João Olavo Souza, o Feijão, subiu duas posições na tabela e está em 112º lugar, com a companhia de Thiago Alves, 186º, e agora Guilherme Clezar no top 200. O pupilo de João Zwetsch, capitão do Brasil na Copa Davis, aproveitou muito bem o fato de jogar em casa e, semifinalista em Santos, avançou 13 postos, indo ao 197º lugar, melhor classificação da carreira.

Mais abaixo, o cearense Thiago Monteiro subiu 57 lugares com o título do Future de Antalya, na semana retrasada, e está em 396º, seu melhor ranking da carreira. Com novo caneco na mesma cidade, no último final de semana, a tendência é que o comandado de Larri Passos evolua ainda mais na ATP na próxima atualização.

Confira mais notíciassobre o Brasil no tênis...

Bruno Soares se diz confiante em quebrar jejum de títulos do Brasil em Masters 1000: "é muito possível"

+Bruno Soares e austríaco são favoritos e podem rever espanhóis pelo caminho em Miami

+Bruno Soares e parceiro sobem no ranking e seguem fortes na briga pelo ATP Finals

+Liderado por Bruno Soares, Brasil comprova ótimo momento nas duplas e tem 5 jogadores no top 100

Capitão responde a reclamação de Isner sobre barulho da torcida brasileira na Copa Davis: "o choro é livre"

+Raçudo, Thiago Alves confessa: "tenho uma Copa Davis no coração"

Na volta à elite da DavisBellucci abre série contra EUA diante de Querrey e Isner fecha a 6ª contra Thiago Alves

+"Concorrência" pelo Super Bowl e UFC pode ser trunfo para o Brasil na Copa Davis

+Peça-chave para os EUA, John Isner reclama do joelho e é dúvida para enfrentar o Brasil na Copa Davis

ESPECIAL:Contra os melhores - Quanto vale a dupla mista? Bruno Soares mostra o real valor de uma competição subestimada e se torna o quarto brasileiro a conquistar um título de Grand   Slam  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 22 de Abril de 2013 às 06:58


Notícias