Vamos Acreditar!

Capitão do Brasil aposta em vitória de Melo e Soares contra os irmãos Bryan na Copa Davis

Parceria brasileira só perdeu um de seis confrontos no torneio e, além disso, mantêm retrospecto positivo contra os rivais, donos de 12 Grand Slams juntos


Quando viu a equipe brasileira garantir o acesso ao Grupo Mundial da Copa Davis em 2013, o capitão brasileiro João Zwetsch sabia que não teria facilidade contra nenhum adversário. O sorteio da última quarta-feira não foi o dos melhores e pôs o grupo verde-amarelo à frente dos EUA, maiores campeões do torneio entre equipes.

Luiz Pires/Fotojump
Marcelo Melo e Bruno Soares têm voto de confiança do capitão brasileiro para duelo contra os EUA em 2013
Os norte-americanos devem optar por uma superfície rápida, que não é a melhor condição para os tenistas brasileiros. Além disso, o time comandado por Jim Courier contém a melhor dupla da atualidade - formada pelos irmãos Bob e Mike Bryan.

No entanto, Zwetsch prefere olhar com otimismo a situação e lembra que a dupla brasileira, Marcelo Melo e Bruno Soares, possui um retrospecto favorável juntos contra os atuais líderes do ranking da ATP.


"Eles [EUA] têm uma dupla incontestável. É a melhor do mundo, não tem como dizer outra coisa dos Bryan. Ninguém conseguiu o currículo que eles têm", declarou o capitão brasileiro sobre a parceria, que tem 12 títulos de Grand Slam no currículo.

"Mas o Marcelo e o Bruno já ganharam deles e jogando o que sabem tem condições de ganhar", completou. Em três duelos realizados pelo circuito, ainda quando atuavam em parceria - entre 2010 e 2011 -, Melo e Soares levaram a melhor em dois deles - em Roland Garros/2010 e no ATP 500 de Washington/2011.

Em seis jogos defendendo as cores do Brasil na Davis, Melo e Soares venceram cinco deles, inclusive o último, em que os mineiros bateram a dupla da Rússia por 3 sets a 0. O único revés da parceria aconteceu na repescagem do Grupo Mundial de 2010 diante da Índia - Mahesh Bhupathi e Leander Paes.

Já os Bryan atuaram juntos em 22 vezes, com 20 triunfos. A última derrota dos gêmeos aconteceu em 2008, em confronto diante da França - Arnaud Clement e Michael Llodra. O capitão do Brasil acredita que um possível triunfo de Thomaz Bellucci na sexta-feira pode levantar ainda mais o ânimo de Melo e Soares para uma possível zebra no sábado.

"Os duelos de Davis têm uma questão emocional envolvida e isso é muito forte no Marcelo e no Bruno. É curioso porque tem todo o contexto, o jogo das duplas é muito influenciado pelos resultados de simples do dia anterior. A coisa toda pode mudar, cria um novo contexto. Mas acredito mesmo nos meninos", explicou Zwetsch.

Brasil e EUA se enfrentam pela primeira rodada do Grupo Mundial de 2013 entre 1 e 3 de fevereiro, uma semana depois da disputa do Australian Open. Em quatro confrontos, o país tupiniquim venceu apenas um, em 1966 - com Thomaz Koch e Edison Mandarino em Porto Alegre.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite daCopa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da redação

Publicado em 21 de Setembro de 2012 às 12:49


Notícias