Força!

Brasil aposta em excelente fase de Melo e Soares para se manter vivo na Copa Davis

No primeiro dia, Rogerinho e Bellucci perderam seus jogos na Alemanha e, agora, time precisa de três vitórias para permanecer na elite da Copa Davis


Neu-Ulm (Alemanha) - O Brasil não teve uma sexta-feira de alegrias em Neu-Ulm pelo primeiro dia do confronto diante da Alemanha pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Rogério Dutra Silva mostrou garra, elevou o nível, mas não passou pelo top 25, Philipp Kohlschreiber, e logo em seguida Thomaz Bellucci amargou outra derrota no circuito (a oitava seguida), caindo facilmente para um inspirado Florian Mayer.

Bellucci nao conseguiu fazer frente ao jogo sólido de Florian Mayer nessa sexta-feira

Dessa forma, o time comandado por João Zwetsch chega ao sábado precisando desesperadamente do triunfo da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares a partir das 8h (horário de Brasília) contra Daniel Brands e Martin Emmrich. Os duplistas brasileiros atravessam a melhor fase de suas carreiras - Bruno é o 4° melhor da modalidade, classificou-se para o ATP Finals após o vice do US Open, e Melo foi vice de Wimbledon e é outro canarinho que pode jogar o torneio que reúne os oito melhores pares de 2013, em Londres.

Por mais que a situação do Brasil tenha ficado muito complicada para permanecer na elite da Copa Davis em 2014, os jogadores podem se inspirar no duelo contra os Estados Unidos em fevereiro, quando também buscaram a desvantagem de 0/2 e quase viraram no quinto duelo. Na época, Thiago Alves lutou, mas acabou caindo para Sam Querrey.

No primeiro duelo do dia, Rogerinho teve bons momentos, principalmente no segundo set quando equilibrou o jogo até o 5/5, mas não conseguiu vencer Kohlschreiber. Na sequência, Thomaz Bellucci não conseguiu acompanhar o ritmo eletrizante Mayer, que deixou a Alemanha com 2 a 0 na disputa.

"Nessa quadra, a gente já sabia que a bola não quica, ela vem baixinha e ele [Mayer] é um jogador que joga muito reto. Tive muita dificuldade, principalmente quando a bola vinha muito baixa, eu não conseguia fazer praticamente nada com a bola. Eu tinha que subir a bola e aí ele vinha montando com a esquerda muitas vezes", explicou Bellucci sobre o revés em sets diretos.

Apesar do placar desfavorável ao Brasil, o número 1 de simples do País lembrou que a equipe já mostrou seu poder de reação anteriormente. E a dupla de Melo/Soares é um ponto considerado muito forte do grupo, o que pode garantir uma motivação a mais para as partidas de domingo.

Bruno Soares é uma das apostas brasileiras para o jogo de sábado na Copa Davis

"Eles têm a vantagem. Ter 2 a 0 jogando em casa é uma grande vantagem. Mas na dupla a gente é favorito, temos os jogadores melhores nas duplas. Muitas vezes a gente vê confrontos serem revertidos com 2 a 0 contra, então não podemos baixar a cabeça agora", completou Bellucci.

ALEMANHA 2X0 BRASIL - Playoffs Grupo Mundial da Copa Davis

1° jogo - Philipp Kohlschreiber (GER) v. Rogério Dutra Silva (BRA) 6/3, 7/5 e 6/4

2° jogo - Florian Mayer (GER) v. Thomaz Bellucci (BRA) 6/4, 6/1 e 6/2

3° jogo - Daniel Brands/Martin Emmrich (GER) vs. Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) *

4° jogo - Philipp Kohlschreiber (GER) vs. Thomaz Bellucci (BRA)*

5° jogo - Florian Mayer (GER) vs. Rogério Dutra Silva (BRA)*

*Transmissão SPORTV 2 (a partir das 8h)

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 13 de Setembro de 2013 às 18:16


Notícias Brasil Copa Davis Alemanha desvantagem Thomaz Bellucci Rogerinho Marcelo Melo Bruno Soares duplas