Juvenil

Bia Haddad retorna à final em Roland Garros e Brasil pode ver 6° campeão de Grand Slam

Jovem de 17 anos jogará a final de duplas ao lado da equatoriana Domenica Gonzalez nesse sábado, um ano depois de ser vice também na França


Um ano depois, Beatriz Haddad Maia terá novamente a chance de conquistar um título de Grand Slam e, no mesmo local: no saibro de Roland Garros, onde ela começou a gostar do esporte vendo o ídolo Gustavo Kuerten ser tricampeão nas quadras francesas.

Marcelo Ruschel/POA Press
Em Paris, Bia Haddad busca o primeiro título de Grand Slam nesse sábado
Assim como em 2012, Bia, jovem de 17 anos, disputará a final da chave juvenil de duplas no torneio. Há 12 meses, a paulistana atuou com a paraguaia Montserrat Gonzalez e ambas acabaram perdendo a final contra as russas Daria Gavrilova e Irina Khromacheva no match tiebreak.

E nessa sexta-feira, a paulistana e a nova parceira, a equatoriana Domenica Gonzalez, venceram com muita dificuldade a parceria formada pela italiana Alice Matteucci e a sérvia Nina Stojanovic por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7(6) e 10/7.

O jogo esteve sob controle de Bia e Gonzalez até o segundo set quando chegaram a servir para a partida e tiveram dois match points. Porém, as adversárias se recuperaram e venceram a parcial no tiebreak, forçando a decisão no terceiro.

Mas a dupla sulamericana soube controlar a ansiedade e carimbou a vaga na final de amanhã. Na decisão, Bia e sua parceira enfrentarão as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, cabeças de chave número 2.

Se levantar o caneco, Bia se tornará a sexta representante do Brasil campeã de um Grand Slam, após os 19 de Maria Esther Bueno, os quatro de Gustavo Kuerten, 1 de Thomaz Koch, Bruno Soares e de Tiago Fernandes.

Marcelo Ruschel/POA Press
Brasileira foi vice-campeã ali mesmo em Roland Garros em 2012 nas duplas juvenis
Guga e o alagoano Tiago Fernandes foram os únicos tenistas nacionais a chegarem ao título de Major no circuito juvenil - Kuerten venceu a chave de duplas em Roland Garros/1994 com o equatoriano Nicolas Lapentti, enquanto que Fernandes foi campeão em simples do Australian Open de 2010.

Com apenas 17 anos, Bia já é considerada, há algum tempo, uma das grandes revelações do tênis brasileiro e, comandada de Larri Passos, já vai figurar na próxima semana próxima do top 320 do ranking da WTA. Desde quando foi vice em Roland Garros no ano passado no juvenil, ela priorizou os torneios profissionais e venceu, esse ano, dois ITFs de US$10 mil (um em Ribeirão Preto e outro em Antalya, na Turquia), além de ter sido vice em um de US$25 mil na Itália.

Em fevereiro, fez parte da equipe brasileira na Fed Cup e, uma semana depois, foi a única brasileira a vencer um jogo no WTA de Florianópolis. Por muito pouco, Bia não avançou às quartas de final de seu primeiro torneio de alto escalão da entidade. Após Roland Garros, a atleta vai fazer sua despedida dos torneios juvenil na grama de Wimbledon.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Entre os melhores, Bruno Soares vibra com fase no circuito: "foi a melhor metade de ano da carreira"

+ Bellucci confirma melhora de lesão e deve fazer retorno no ATP de Eastbourne

Ainda sem local definido, Brasil já sabe que enfrentará Alemanha no piso rápido indoor na Copa Davis

Em chave duríssima, Rogerinho estreia contra Gulbis e pode ver Berdych em Roland Garros

Bellucci lamenta ausência em Roland Garros, mas admite cuidado com lesão: "não podia arriscar mais"

Dentro do top 100, Bellucci e Rogerinho garantem o Brasil na chave principal de Wimbledon

Bellucci confirma volta aos treinos e corre contra o tempo para estar bem para Roland Garros

Confiante, Bruno Soares já esquece derrota e crê que descanso será fundamental para Madri

ENTREVISTA:Caminho do sucesso - Fã de Guga, Bia Maia fez campanha memorável em Roland Garros e se tornou a primeira juvenil brasileira a chegar a uma decisão de Grand Slam. A jovem promessa do tênis nacional revela, no entanto, que aspira a muito mais, até mesmo à glória na chave profissional, assim como seu ídolo fez no passado  (Confira!)

Matheus Martins Fontes, Da Redação

Publicado em 7 de Junho de 2013 às 11:08


Notícias