Meta

Bellucci segue para os EUA, define calendário até Roland Garros e busca recuperação no ranking

Paulista está na 49ª posição da ATP e corre risco de nova queda caso não defenda semifinal em Madri; próximos eventos são Indian Wells e Miami


O paulista Thomaz Bellucci embarca neste sábado do México para os Estados Unidos, onde jogará dois torneios antes de voltar ao Brasil para a disputa da Copa Davis contra a Colômbia, de 6 a 8 de abril, na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.


Marcello Zambrana/Inovafoto
Bellucci embarca para os Masters 1000 de Indian Wells e Miami a fim de iniciar reação na temporada
Bellucci e o técnico Daniel Orsanic definiram o calendário do tenista número 1 do Brasil até o início de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada. De Acapulco, o brasileiro segue para os Masters 1000 de Indian Wells (8 de março) e de Miami (21 de março), ambos jogados em quadras rápidas.

Depois da Copa Davis, Bellucci parte para a temporada europeia de saibro: Masters de Monte Carlo (15 de abril), ATP 500 de Barcelona (23 de abril), ATP 250 de Munique ou Estoril (30 de abril), Masters de Madri (6 de maio), Masters de Roma (13 de maio) e Roland Garros (27 de maio).

Bellucci não vem bem na temporada com apenas quatro vitórias em oito jogos, sendo que as semifinais do Brasil Open foram o seu melhor resultado. Dessa forma, o paulista despencou no ranking da ATP e estacionou na 49ª posição, sua pior classificação desde 2009.

O piso de saibro, onde Bellucciconsidera ser seu ganha-pão, não trouxe sorte ao canhoto de Tietê - tirando o Brasil Open, ele acumulou derrotas precoces em Viña del Mar e Acapulco, além de ter desistido de Buenos Aires com problemas no tornozelo.

O principal desafio de agora em diante para Bellucci é tentar se manter no top 50 para poder jogar os Masters 1000, principais competições após os quatro Grand Slams. Fora dessa faixa, ficará complicado para que o tenista jogue a chave principal em Monte Carlo, Madri e Roma (três Masters no saibro). A capital espanhola, aliás, foi o seu auge em 2011, com as semifinais alcançadas.

Caso não consiga defender os 360 pontos referentes à campanha na Espanha, Bellucci poderá ter uma queda mais acentuada na lista da entidade, com chance de sair até da zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em agosto.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Bellucci completa turnê pífia no saibro latinoamericano e não vence top 50 há 9 meses

ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 2 de Março de 2012 às 19:54


Notícias