Torcida vai ao delírio

Bellucci e Thiago Monteiro vencem e garantem o Brasil nas quartas do Rio Open

Eles se enfrentam nas oitavas de final depois de terem despachado, respectivamente, o japonês Kei Nishikiro, quinto do mundo, e o português Gastão Elias, de virada


 
Os brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro avançam no Rio Open e vão se enfrentar nas oitavas de final. Parceiros de treinamento e de duplas no próprio Rio Open, os dois medem forças por uma vaga entre os oito melhores da competição. Foi, definitivamente, um dia especial para o tênis do Brasil. 

Vitória de virada 

O cearense Thiago Monteiro venceu o português Gastão Elias na base do coração. O número 85 do mundo fez a torcida sofrer, mas, no fim, levantou o público da Quadra Central do Jockey Club do Rio de Janeiro. A partida contra o português Gastão Elias, seu "vizinho de ranking" (número 86), foi muito disputada e teve contornos dramáticos. O primeiro set começou com um Thiago Monteiro muito nervoso. Errando muito, ele teve seus dois primeiros serviços quebrados. Mal piscou e já perdia por 3 a 0. Depois, foram apenas confirmações de serviço de parte a parte e o português Gastão Elias fechou a primeira parcial em 6-2, em apenas 28 minutos.  
  
 
Antes de pensar em vencer o jogo, Thiago tinha de tentar entrar nele. No segundo set, os dois tenistas fizeram prevalecer seus saques, apesar da quadra de saibro, e nem sequer um break point foi concedido de lado a lado até a disputa do tie break. Até o décimo ponto do desempate, nem mesmo mini-breaks haviam sido concedidos. Gastão Elias sacava em 4-5, quando finalmente Thiago Monteiro "roubou" dois mini-breaks do português, levando a galera ao êxtase e empatando o jogo em sets. O equilíbrio do set pode ser percebido pela duração da parcial: 1 hora e 02 minutos. 
 
No terceiro set, dois momentos foram decisivos para o triunfo do tenista cearense. No segundo game, Gastão Elias teve três break points, mas a garra e a força mental de Thiago prevaleceu e ele se manteve vivo. Tão vivo que conseguiu quebrar o saque do português de maneira categórica, perdendo apenas um ponto. Daí para a frente, a concentração do brasileiro fez diferença e sem maiores sobressaltos, o número 2 do país sacou em 5 a 4 para fechar o set e a partida. Mais uma vez cedendo apenas um ponto, Thiago Monteiro pôde finalmente comemorar a grande vitória, que o coloca para enfrentar justamente Thomaz Bellucci.

Na quadra Guga Kuerten 

 
Kei Nishikori estava cansado? Estava. O japonês jogou tudo o que sabe? Não. Mas isso em nada diminui a imensa atuação de Thomaz Bellucci em sua estreia no Rio Open. Com um tênis de alta qualidade, o canhoto não deu chances ao número 5 do planeta, o japonês Kei Nishikori. 

Na quadra Guga Kuerten, Bellucci teve uma atuação digna do tricampeão de Roland Garros. Forçando o tempo todo o primeiro serviço, apostando nas bolas altas no backhand do japonês e errando menos que o habitual, o paulista fez um primeiro set muito regular.

Nenhum dos jogadores cedeu break points ao adversário até o nono game, quando, na única oportunidade que teve, Bellucci achou a quebra e fez com que o japonês se irritasse a ponto de quebrar a sua raquete. Bellucci, que não tinha nada com isso, sacou no game seguinte para fechar o set em 6-4, em 37 minutos.

No segundo set, Bellucci começou extremamente bem, quebrando o saque de Nishikori no primeiro game. Porém, sacando 40-0 com 2 a 1 no quarto game, Bellucci mostrou a inconstância que caracteriza a sua carreira e acabou entregando o game. Nishikori confirmou o seu saque e ficou com a liderança no set em 3 a 2.

Depois disso, porém, Bellucci colocou a cabeça no lugar e conseguiu a quebra no sétimo game, jogando um tênis de altíssimo nível. Após o brasileiro confirmar o seu game de saque, Nishikori, que já havia dado sinais de cansaço, sacava em 3-5 e, com pouca mobilidade na quadra, acabou sendo quebrado pela terceira vez no set por Bellucci. Vitória do brasileiro em 43 minutos e uma atuação de almanaque do número 1 do país.

 

Por Rodrigo Soares

Publicado em 22 de Fevereiro de 2017 às 08:21


Notícias RioOpen Bellucci Thiago Monteiro