Panorama

Às vésperas da estreia em SP, Mello despenca na ATP e perde posto de número 3 do Brasil

Experiente atleta estreia no Brasil Open, em SP, nesta segunda-feira, mas teve descontados os 90 pontos da semifinal do torneio de 2011 e saiu do top 100


Divulgação/Douglas Daniel
Mello estreia nessa segunda-feira no Brasil Open, porém já não é mais o número 3 do país no ranking
Com o ranking estático entre o top 10, quem não teve motivos para sorrir foi o experiente Ricardo Mello. Semifinalista no Brasil Opendo ano passado, ainda quando a edição era jogada na Costa do Sauípe, o jogador de 31 anos caiu 23 posições em lista divulgada nesta segunda-feira e estacionou em 123º lugar.

A queda acentuada de Mello é explicada pela mudança de data do torneio brasileiro, que será realizado a partir desta temporada em São Paulo, em relação à Copa Davis, que, em 2011, foi disputada no mês de março. Assim, antes de sua estreia no Ginásio do Ibirapuera, já nesta segunda-feira em confronto diante do espanhol Pere Riba, Ricardo já teve descontados os 90 pontos referentes à campanha na Bahia.

Dessa forma, Mello só tem a somar no que depender de sua trajetória em São Paulo. Thomaz Bellucci, que será o quarto favorito no Brasil Open, manteve-se na 38ª colocação, logo atrás do austríaco Jurgen Melzer. João Olavo Souza, o Feijão, que joga na 1ª rodada em SP contra o romeno Victor Hanescu, subiu um posto e está agora na 97ª posição.

Rogério Dutra Silva, que caiu logo na primeira rodada do qualifying do ATP paulista, se tornou o novo número 3 do país, com a manutenção do 109º posto. E, finalmente, Julio Silva, outro que caiu no torneio qualificatório no Ibirapuera, desceu um lugar e está em 152º.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Feijão comemora volta ao top 100 com lugar na chave principal do Brasil Open

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Em desafio Brasil x França, Bellucci e Mello tentam igualar Guga e quebrar barreira da 2ª rodada na Austrália

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

ESPECIAL:De olho no futuro - Primeira edição do ATP Challenger Tour Finals dá uma prévia do que nos espera no Brasil Open em 2012   (Confira!)

Da redação

Publicado em 13 de Fevereiro de 2012 às 07:09


Notícias