RG 22

Após dura queda de Zverev, Nadal avança e está na final de Roland Garros

Alemão vendeu caro do início ao fim e contou com triste desfecho em uma das melhores campanhas no torneio


Reprodução Twitter

Em partida difícil que chegava a durar 3h05, Rafael Nadal se garantiu na final de Roland Garros após Alexander Zverev precisar se retirar no final do segundo set. O placar marcava 7/6(8) e 6/6 quando o alemão se lesionou e não conseguiu seguir na partida. Sascha buscava sua primeira decisão no major parisiense e, caso fosse campeão, se tornaria líder do ranking.

Em primeiro set que durou 1h33, Nadal provou mais uma vez toda garra e resiliência que tem após salvar quatro set points e conseguir sair na frente no placar. Com uma quebra logo no primeiro game, Zverev tomou a dianteira da parcial ao pontuar mais nos pontos mais longos. Sascha seguiu na frente até o 4/2. Em game longo de mais de dez minutos, Rafa chegou ao break point após dupla falta do alemão. Sascha salvou o break point no maior rali do jogo até o momento (19 golpes), mas, na segunda oportunidade, espanhol aproveitou e empatou a série em 4/4. Servindo em 4/5, o número três chegou a salvar dois set points e a partida foi se encaminhando para o tiebreak. Em melhor momento, Zverev chegou a abrir 6 a 2 no game decisivo. Sem se deixar levar pela desvantagem e seguindo firme, Rafa venceu oito dos últimos 10 pontos e encerrou o primeiro set com uma passada de forehand. O espanhol possui apenas uma derrota em 102 jogos depois que sai na frente em Roland Garros - semifinal de 2021 em que perdeu para Novak Djokovic.

A segunda parcial contou com muitas quebras para os dois lados. Sem confirmações nos quatro primeiros games, Zverev foi o primeiro a conseguir levar um game de serviço e abrir 3/2. Com mais duas quebras, Sascha se viu sacando para o set em 5/3. Em game bastante errático, cometeu três duplas faltas e viu Nadal mais uma vez empatar a partida. Sem mais brechas, a partida seguiu dura e se encaminhava para o tiebreak. No game point para levar para o game decisivo, Zverev virou o pé ao cair no chão. Sem conseguir levantar, Sascha ficou se contorcendo de dor. Saindo de quadra de cadeiras de rodas para receber atendimento médico, o número três voltou em quadra apenas para cumprimentar Nadal e o árbitro e se retirar da partida.

Rafael Nadal avança assim para a 14a final de Roland Garros da carreira. O espanhol nunca perdeu uma decisão que disputou no torneio e terá como adversário quem passar entre Marin Cilic e Casper Ruud. Caso Rafa seja campeão, será a primeira vez que vencerá o título do Australian Open e Roland Garros na mesma temporada.

Marcela Linhares

Publicado em 3 de Junho de 2022 às 13:38


Notícias Roland Garros Alexander Zverev Rafael Nadal