Especial AUS Open 2010

AO 2010: Campeão, Tiago quer trazer "ainda mais alegrias ao povo nordestino"

Em entrevista exclusiva, direto de Melbourne, alagoano fala sobre a sensação de se tornar o primeiro juvenil brasileiro a ganhar um Grand Slam


Tiago, sempre sorridente, levanta troféu histórico para o Brasil
Historicamente, o tênis sempre foi considerado um esporte de elite no Brasil. Seus praticantes, quase sempre, provinham dos chamados "centros" da modalidade no País, ou seja, Sul e Sudeste. Hoje, porém, um menino de apenas 17 anos tratou de tentar mudar um pouco essa história. Com um sorriso de garoto e o sotaque típico de sua terra, o alagoano Tiago Fernandes tornou-se o primeiro juvenil brasileiro a vencer um torneio de Grand Slam.

Diretamente de Melbourne, onde faz questão de trazer tudo sobre o primeiro Grand Slam da temporada, a Revista TÊNIS falou com exclusividade com Tiago, que minutos antes havia vencido o australiano Sean Berman e conquistado o inédito título juvenil do Australian Openpara o Brasil.

Com apenas seis anos, até então dedicados exclusivamente à natação, o menino de Maceió começou a dar seus primeiros passos no tênis, influenciado pelo pai - que jogava suas tradicionais "partidas de fim de semana" - e por Gustavo Kuerten, o nosso Guga. Daí em diante, a história de Tiago seria toda ligada ao esporte.

Tiago em ação durante a grande final deste sábado
"Com uns 12 anos eu já estava jogando torneios brasileiros e me destacando", conta o garoto. Sempre considerado alto para sua idade, Tiago logo começou a ganhar jogos e chamar a atenção. A partir dos 13, ainda morando em Maceió, começou a viajar ao lado do ex-tenista Carlos Chabalgoity, o Chapecó, e seguiu sempre entre os melhores de sua idade.

Porém, foi quando estava com 14 para 15 anos que sua história no tênis começou a se tornar ainda mais séria. Jogando um torneio nos Estados Unidos, o alagoano chamou a atenção de Jorge Salkeld, empresário peruano que agencia a carreira de Guga desde seu primeiro título de Roland Garros. Contrato firmado com Tiago, Salkeld passou a administrar a já promissora carreira do menino, cuidando de todos os detalhes de sua trajetória. "Ele me ajuda bastante. É muito importante ter alguém cuidando de tudo para você fora das quadras, como patrocínio, viagens, hospedagens. Assim, só preciso me concentrar na bolinha e na raquete", destaca o campeão do Australian Open.

Sob influência do peruano, o garoto de Maceió abandonou sua cidade e seguiu para Comburiu, onde passou a treinar sob os cuidados do multi-campeão Larri Passos. "A partir daí meu tênis começou a evoluir bastante. A experiência do Larri, que junto com o Guga conseguiu feitos impressionantes no tênis, me fez crescer muito como jogador".

Em 2008, ainda com 15 anos, Tiago experimentaria o primeiro grande contato com a mídia e o público. Em seu último torneio como profissional, Guga convidou o alagoano para fazer duplas no Challenger de Santa Catarina, colocando Tiago no centro das atenções da imprensa brasileira. "Foi uma experiência incrível. Nós perdemos para o Julio Silva e para o Rogério Dutra Silva, mas com certeza foi uma oportunidade que me ajudou bastante", lembra o garoto.

Bastante elogiado pelo tri-campeão de Roland Garros, restou ao menino de Maceió seguir jogando seu bom tênis no juvenil e buscando bons resultados. No US Open do ano passado, onde era o mais jovem entre todos os inscritos na chave juvenil, atingiu as quartas-de-final e só parou diante do já profissional e ídolo australiano Bernard Tomic  - que viria a conquistar o título.

Porém, algo melhor estava guardado para Tiago e toda sua família na cidade nordestina. Logo no primeiro Major de 2009, justamente no lugar onde jamais algum brasileiro havia se destacado, ele fez história e colocou o nome do País no mais alto posto do tênis mundial. Antes dele, apenas cinco brasileiros haviam chegado a uma final de Grand Slam juvenil (Thomaz Koch, Edison Mandarino, Luiz Felipe Tavares, Ivo Ribeiro e Ronald Barnes), porém sem nunca terem conquistado do mais importante dos títulos da modalidade.

Ao final da partida, um longo e emocionado abraço no treinador Marcus Barbosa
Ao final da partida, um longo e emocionado abraço no técnico Marcus Barbosa, que acompanha o garoto durante os torneios em todo o mundo. "A ficha ainda não caiu. É uma sensação incrível, mas confesso que ainda não entendi completamente o que está acontecendo. Quando me falaram ontem que eu jogaria na Rod Laver Arena (quadra central de Melbourne Park), eu não acreditei. Ontem estava jogando ali o Federer, e hoje lá estava eu", conta Tiago, pouco depois de ter feito história na Austrália.

Sem nunca deixar de citar sua família e amigos em Maceió, o campeão fez questão de ressaltar a importância dessa conquista não só para sua cidade e seu estado, mas para todo o Nordeste brasileiro. "O pessoal me acompanha bastante por lá. É muito legal trazer essa alegria para o povo nordestino, um povo sofrido, batalhador. Espero poder trazer muitos outros momentos como esse para o Nordeste".

Humilde, sorridente, bem ao melhor estilo de sua terra, Tiago sabe que não terá muito tempo para comemorar. "Agora é seguir trabalhando, porque nada vem sem muito esforço e muito suor. Se conquistei isso hoje foi porque trabalhei bastante e seguirei trabalhando a cada dia para voltar a ter momentos como esse". Direto de Melbourne, nós, claro, parabenizamos Tiago Fernandes e toda sua família e amigos em Maceió. Para os amantes de tênis que querem saber ainda mais sobre o campeão do Australian Open, a próxima edição da Revista TÊNIS, que vai às bancas no final de fevereiro, trará uma matéria completa com muito mais sobre a entrevista exclusiva de Tiago momento após fazer história em Melbourne Park. Aguardem!

Mais sobre o Especial AUS Open 2010

+ AO 2010: "Caras pintadas" enchem de cor o Grand Slam australiano

+ AO 2010: Australian Open também é saúde!

+ AO 2010: Australianos capricham na fantasia para acompanhar novo ídolo local

+ AO 2010: "Ballboy" é mais um representante brasileiro em Melbourne
+ AO 2010: Confiante, Hocevar treina na Rod Laver para duelo com Hewitt

José Eduardo Aguiar, Direto De Melbourne

Publicado em 30 de Janeiro de 2010 às 03:22


Notícias