A bola é sua

Críticas, sugestões, opiniões


Steffi Graf
Quero parabenizá-los pelo excelente conteúdo da Revista TÊNIS, a qual acesso pelo site apenas uma parte de seu conteúdo, haja vista que ainda não sou assinante. Atualmente, curto muito o jogo do Federer e torço para que ele volte ao posto de número um do ranking. Entre as mulheres, gosto muito da Ivanovic e Sharapova. Agora, o motivo maior do contato é que pude observar que ainda não saiu na revista o perfil da Steffi Graf, melhor tenista de todos os tempos. Gostaria que não a deixem de fora em 2009, quando completará 10 anos que essa espetacular tenista deixou as quadras. Steffi merece todas as reverências dignas de uma grande campeã. E então amigos, a matéria sai em 2009? José Roberto Nascimento Francisco

José Roberto, obrigado pelo elogio. Para lhe informar, o perfil de Steffi Graf já foi publicado sim e há muito tempo. Mais precisamente no número 5 da Revista TÊNIS, ou seja, ainda em nosso primeiro ano de atividades (estamos no sexto). Nossa revista nunca deixaria uma tenista de tamanho gabarito de lado. Garanto que a matéria, na época escrita pelo então editor da revista, Odir Cunha, presta as devidas homenagens à alemã. Caso interesse ter esse artigo, ligue para nós e solicite os números atrasados.

Jankovic x Ivanovic
A Jelena Jankovic e a Ana Ivanovic se dão bem fora da quadra? Ao que parece, não. Elas nunca são vistas juntas, só em eventos para promover os torneios. Como pode haver tanto ciúme no tênis feminino? As duas são do mesmo país, deveriam ser amigas.
Kátia Mendes - Rio de Janeiro/RJ

Realmente Jankovic e Ivanovic não são vistas juntas com freqüência, mas isso não quer dizer que elas sejam inimigas. São concorrentes, isso sim. A competitividade, seguramente, atrapalha uma amizade maior entre tenistas, mulheres ou homens. Talvez os homens convivam um pouco mais harmoniosamente fora das quadras do que as mulheres, mas isso também não é uma regra. No entanto, é, sim, mais fácil você ver uma mulher acompanhada de sua família e técnico nos torneios do que de outras jogadoras.

Nadal "bichado"?
Todo fim de ano é a mesma coisa: o Nadal tem problema no joelho. Esse ano ele ralou tanto para ser número um que simplesmente não conseguiu mais jogar no fim do ano. O esforço físico dele é muito grande. É uma pena que toda vez aconteça isso. Torço muito por ele e não gostaria de vê-lo se aposentar cedo por causa de uma lesão. Agora que ele se tornou número um seria muito injusto que ele precisasse ficar parado ou ter de operar. Tomara que ele se recupere logo para começar 2009 com tudo, ganhando na Austrlália. Tomara!
Lucas Ribeiro - São Paulo/SP

Tênis e escola
Muito interessante ver tenistas como Max Mirnyi, Mario Ancic, Ana Ivanovic e outros top se preocuparem com os estudos e se formarem mesmo jogando e treinando quase todos os dias. É prova de que não é preciso deixar os estudos para seguir o sonho de ser um tenista. Há ainda diversos casos de tenistas que fizeram faculdade nos Estados Unidos. Quando vejo pais e técnicos aqui no Brasil incentivando os filhos a deixar a escola, acho lamentável. O pior é que não são poucos. É a maioria. Aí eu pergunto: como o jovem vai ser um bom tenista se ele não estudar. Tênis não é só mecânica, técnica. É tática. E tática, até onde sei, é diretamente proporcional à inteligência. Um tenista burro não vai a lugar algum.
Lisa Gomez - São Paulo/SP

Da redação

Publicado em 18 de Dezembro de 2008 às 14:18


Notícias

Artigo publicado nesta revista