Grego nunca havia vencido o espanhol na carreira
Da redação em 11 de Maio de 2019 às 19:07
Tsitsipas já tem dois títulos em 2019 (Foto: Reprodução Twitter/ATP)
Stefanos Tsitsipas (9º) está na final do Masters 1000 de Madri. Neste sábado, ele surpreendeu Rafael Nadal (2º) em duelo de três sets, conquistando sua vaga na decisão. As parciais da partida foram de 6/4, 2/6 e 6/3 a favor do tenista de 20 anos.
O grego jamais havia vencido o espanhol na carreira. Em três jogos, ele não tinha sequer levado um set. Agora, com o triunfo, garante lugar em sua segunda final de Masters 1000. Na primeira, perdeu justamente para Nadal, em Toronto 2018. Em termos de ranking, Stefanos já garante a subida ao sétimo lugar, que representa sua maior marca. Se for campeão, se torna o sexto melhor do mundo.
Leia mais:
+ Djokovic supera Thiem em duelo equilibrado e conquista vaga na final em Madri
+ Federer confirma participação no Masters de Roma
No primeiro set, o começo de jogo foi ruim de ambos. Os dois tenistas perderam games de saque logo de cara. A partida seguiu com os devolvedores levando vantagem, mas, no momento decisivo, Tsitsipas foi mais eficiente, mantendo o serviço para fechar em 6/4.
A segunda parcial foi oposta. Depois de um início equilibrado, Nadal se impôs a partir da metade do jogo, vencendo games em sequência. Assim, levantando a torcida na Caja Magica, marcou 6/2 para empatar e forçar o desempate.
O terceiro set começou com o espanhol confirmando o saque e abrindo 15/40 na sequência. Porém, o grego se salvou e, no game seguinte, foi ele quem teve as chances de quebra, também sem aproveitar.
Confira o momento da vitória de Tsitsipas na semi em Madri:
STUNNING FROM STEF 🙌@StefTsitsipas will play @DjokerNole for the #MMOPEN 🏆
— ATP Tour (@ATP_Tour) 11 de maio de 2019
🎥: @TennisTV | @MutuaMadridOpen pic.twitter.com/6gyO357qvb
No quinto game veio a vantagem para Stefanos, quando ele connquistou vitória no serviço de Rafael para abrir 3/2. A quebra desestabilizou o número 2 do mundo, que perdeu mais um saque, vendo o adversário marcar 5/2. Nadal conseguiu ainda reagir inicialmente, diminuindo para 5/3, mas novamente deixou o número 9 quebrar, finalizando em 6/3.
Na final, o rival de Tsitsipas será o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo. Mais cedo, ele superou o austríaco Dominic Thiem (5º) em dois tiebreaks, carimbando sua vaga na decisão. Este será o segundo duelo entre os dois. No único jogo, vitória do grego, em Toronto 2018.