Brasil terá quatro representantes na competição em busca de medalhas e vaga nos jogos olímpicos
Da redação em 29 de Julho de 2019 às 16:05
Foto: Divulgação
As competições dos Jogos Pan-Americano de Lima já começaram, e os tenistas brasileiros vêm aquecendo para a hora de entrar nas quadras. As disputas de tênis começam já nessa segunda-feira (29), com a final e distribuição de medalhas marcada para o próximo domingo (4). Os tenistas que chegarem a final de simples garantem vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.
Leia mais:
O Brasil é um dos países com mais medalhas na histórica da competição. Com 14 medalhas de ouro, o país fica empatado com o México na 3ª colocação. A liderança fica com os Estados Unidos, que detém 26 ouros. Completa o pódio a Argentina, com 15.
O país tem quatro tenistas confirmados. São eles o mineiro João Menezes, o paranaense Thiago Wild e as paulistas Carol Meligeni e Luisa Stefani. Todos os quatro jogam as categorias de simples e nas duplas masculina e feminina, respectivamente. Menezes e Stefani buscam a medalha juntos na chave de duplas mistas.
A equipe brasileira teria outros dois jogadores na competição. Convocados inicialmente, o gaúcho Marcelo Demoliner e a paulista Beatriz Haddad Maia não estarão na competição. Marcelo sofreu uma lesão e precisou ser cortada, enquanto Bia havia decidido pular a competição para focar em torneios do circuito WTA antes de ser suspensa provisoriamente por suspeita de doping.
De acordo com o ranking da ATP, o chileno Nicolas Jarry (38º) e Guido Andreozzi (109º) são os principais favoritos para levarem a medalha de ouro. Recém alçado ao posto de segundo melhor tenista brasileiro no circuito, Menezes é o sétimo cabeça de chave.
Na chave feminina. as principais candidatas ao título são a paraguaia Veronica Cepede-Royg (146º) e a canadense Rebecca Marino (162º) são as favoritas para subir no lugar mais alto do pódio.
Nas duplas, destaque para a parceira das americanas Usue Arconada e Caroline Dolehide nas duplas femininas. O duo equatoriano de Gonzalo Escobar e Roberto Quiroz são os mais cotados para vencer a chave de duplas masculinas. Nas duplas mistas os favoritos são os chilenos Alexa Guarachi e Nicolas Jarry.
Os brasileiros só entram em quadra na próxima terça-feira, Carol Meligeni, que comentou sobre a emoção de representar o país na competição, terá a canadense Rebecca Marino, cabeça #2, logo na estreia. Stefani, por sua vez, desafia a mexicana Giuliana Olmos.
Meligeni e Stefani passam de bye na primeira fase. Suas adversárias na estreia serão as vencedoras do duelo entre a dupla argentina formada por Catalina Pella e Nadia Podoroska e a equipe guatemalteca de Malisa Morales e Andrea Weedon.
Um dos principais nomes da nova geração do tênis nacional, Wild enfrenta o americano Kevin King, 405º colocado da ATP. Menezes, por sua vez, mede forças com o vencedor do duelo entre Seanon Williams e Franco Roncadelli. Nas duplas, os dois enfrentam os guatemaltecos Stefan Gonzalez e Wilfredo Gonzalez.
Simples Feminino:
Duplas Masculinas:
O Jogos Pan-Americanos de Lima são transmitidos por duas emissoras no Brasil. Na TV aberta a opção é a Record TV, enquanto a TV fechada terá o SporTV como canal responsável por passar as partidas ao vivo para todo o país. Ainda não certeza sobre a partir de qual fase as partidas de tênis serão transmitidas na TV.