Número #1 do mundo sacramentou seu quinto titulo na competição com vitória sobre Shapovalov
Da redação em 24 de Novembro de 2019 às 17:17
Foto: Divulgação/Copa Davis
O time da Espanha se sagrou campeão da Copa Davis pela 6ª vez neste domingo (24). Depois de oito anos sem conquistas, o país de Rafael Nadal levantou a taça do torneio após alcançar o triunfo sobre a equipe do Canadá.
Leia mais:
+ Federer e Zverev protagonizam jogo com maior público da história do tênis; veja imagens
+ Copa Davis: sorteio faz Brasil desafiar Austrália fora de casa em 2020
Desse modo, os espanhóis mantêm o posto de sexta nação com mais troféus na competição por países. A frente estão os Estados Unidos (32), a Austrália (28), França e Grã-Betanha (10 cada) e a Suécia.
Para conquistar o torneio, que apresenta novo formato, similar a uma Copa do Mundo, neste ano, a Espanha contou com duas vitórias em simples. O primeiro triunfo foi de Roberto Bautista Agut, que venceu o jovem Felix Auger-Aliassime 7/6 (7-3) e 6/3. Depois, foi a vez de Nadal derrotar Denis Shapovalov por 6/3 e 7/6 (9-7).
Confira o match point e a comemoração:
¡España es el campeón de la #CopaDavis! 🏆
— Copa Davis (@CopaDavis) November 24, 2019
Rafael Nadal venció a Denis Shapovalov y le dio a su país la sexta Ensaladera de Plata de su historia
🇪🇸2️⃣🆚0️⃣🇨🇦 #CANESP #DavisCupMadridFinals pic.twitter.com/82CpaY6byT
Um dos heróis do título, Agut quase não esteve presente na fase decisiva. Dono de uma vitória em dois jogos na categoria de simples durante a fase de grupos, ele precisou abandonar a delegação na última quinta-feira (21), por conta do falecimento de seu pai Joaquim Batista.
Mesmo em luto, Agut fez questão de jogar para defender seu país. A entrega em quadra rendeu a ele forte apoio dos torcedores presentes na Caja Magica, onde foi realizada a disputa. "Foi um sentimento muito especial em quadra hoje. Acabei de fazer o meu melhor na quadra e estou muito feliz por poder vencer hoje", declarou o número #9 do mundo. "Só há uma coisa que você pode fazer nesta quadra: sair e dar tudo de si. Hoje joguei graças ao esforço de meus colegas de equipe durante a semana".
👆🏽😘 pic.twitter.com/z0UNB4flbZ
— Roberto BautistaAgut (@BautistaAgut) November 24, 2019
Outro destaque da campanha foi o desempenho excepcional de Nadal. Melhor tenista do ano no circuito da ATP, ele venceu todas as oito partidas que disputou na Copa Davis Finals, sendo 5 de simples e 4 de duplas.
"Foi uma semana perfeita. [A conquista] foi emocionante, o apoio da multidão foi vital. Não há lugar melhor para levantar este troféu novamente. Para mim, foi uma honra compartilhar isso com todos", declarou Nadal após o título.