Espanhol perdeu sete finais no ano, mas negou que nível tenha aumentado na temporada; atleta comparou desempenho instável com Federer
Da redação em 13 de Outubro de 2011 às 05:50
Rafael Nadal vive uma situação diferente em 2011 em comparação aos outros anos em que esteve entre os melhores jogadores do mundo. Vencedor de 10 Grand Slams e ex-líder do ranking, o espanhol não vem apresentando um desempenho eficiente e satisfatório em jogos considerados 'chave' no tênis - as finais. Rafa perdeu sete decisões na temporada e seis delas vieram contra aquele que se tornou o seu grande algoz no circuito, o sérvio Novak Djokovic."O Nadal de 2010 tinha algo mais especial do que o Nadal de 2011", lamentou o espanhol
Mesmo assim, Nadal acredita que o insucesso nos jogos decisivos seja decorrente de suas falhas, o que não acontecia na temporada passada. "O Nadal de 2010 tinha algo mais especial do que o Nadal de 2011, principalmente nas situações complicadas. As vitórias e derrotas às vezes são decididas nos detalhes. Preciso, por exemplo, melhorar o meu saque", explicou o espanhol em coletiva durante o Masters 1000 de Xangai.
Em 2010, Nadal teve um incrível aproveitamento de sete triunfos em nove finais disputadas, entre eles, os três Grand Slams (Roland Garros, Wimbledon e US Open). No entanto, Djokovic começou a mudar o histórico a partir do Masters 1000 de Indian Wells, se estendendo para Miami, Madri, Roma, Wimbledon e o US Open.
"Se não melhorar a cada ano, as oportunidades serão menores. Não podemos esquecer que esta é a sétima temporada seguida no circuito em que termino entre os dois primeiros do ranking. Isso aconteceu porque me mantive em perfeitas condições mentais durante todos esses anos, e porque sempre tentei melhorar e jogar cada vez melhor. Esse é o objetivo e é o que devo fazer se quiser me manter entre os melhores por muito tempo", declarou Nadal.
De sete finais no ano, Nadal perdeu seis para Djokovic - a última para o sérvio aconteceu no US Open (foto) |
"Acho que foi semelhante [nível]. Roger e eu não fomos tão bem. Joguei pior do que no ano passado. Em 2010, fui mais consistente, e neste ano joguei pior. Roger, por sua vez, jogou bem, mas perdeu alguns jogos que no passado não deixaria escapar", apontou o espanhol, em referência à semifinal do US Open quando Federer perdeu dois match-points para Djokovic.
Nessa quinta-feira, Nadal foi eliminado logo nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai ao perder para o alemão Florian Mayer por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/3. Dessa forma, termina sua gira pela Ásia com a final do ATP 500 de Tóquio na semana passada como melhor resultado.
Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...
+ Tio de Nadal afirma que pupilo vem tropeçando em Djokovic por conta do nervosismo
+ Antes do GP de Suzuka, Lewis Hamilton tem encontro especial com Nadal no Japão
+ Nadal diz que não se incomoda com nível de radiação em Tóquio
+ Por conflito de interesses, família de Nadal deixa conselho executivo do Mallorca
+ Empolgado, Nadal faz últimos ajustes antes de embarcar para torneios na Ásia
ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)