Risco

Em prévia da Davis, Bellucci diz que perdeu nos detalhes para Youzhny e aposta suas fichas olímpicas em Roland Garros

Na lista desta 2ª feira, paulista subiu para o 67º lugar da ATP, mas precisa defender 90 pontos no Slam francês para assegurar vaga em Londres


No último domingo, o paulista Thomaz Bellucci já deu adeus ao Masters 1000 de Roma ao perder para o russo Mikhail Youzhny, 34º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3. Essa foi a terceira derrota em três confrontos diante do tenista europeu que, provavelmente, será titular no duelo válido pelos Playoffs da Copa Davis em setembro, em São José do Rio Preto.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Bellucci perdeu chance de revanche contra Youzhny e, de quebra, tem enorme pressão em Roland Garros em busca de vaga nos Jogos Olímpicos
De quebra, Bellucci anotou a terceira derrota consecutiva (revés para Robin Haase nas oitavas de Monte Carlo e na estreia de Madri para Richard Gasquet). Após a partida, o atual 67º colocado da ATP afirmou que a partida escapou nos detalhes, repetindo o que aconteceu há uma semana contra Gasquet. "Perdi nos detalhes. Comecei mal a partida, depois melhorei no segundo set, mas no set final errei algumas bolas fáceis que poderiam ter mudado o resultado do jogo", analisou.

No terceiro set, Bellucci chegou a ficar com uma quebra de vantagem, porém não sustentou o placar e sofreu novo revés que pode complicar sua ida às Olimpíadas de Londres. Os Jogos, que serão sediados no complexo de Wimbledon entre 28 de julho e 5 de agosto, classificam automaticamente os 56 melhores tenistas do ranking, respeitando o limite de quatro jogadores por país.

O canhoto de Tietê, que subiu duas colocações na lista dessa semana, estaria com vaga assegurada, já que países como Espanha, França, Argentina e EUA teriam que abrir mão de alguns atletas no top 56. No entanto, a situação de Bellucci complica pelo fato de defender a terceira rodada de Roland Garros (90 pontos) no final do mês.

Ao contrário de 2011, Bellucci não será cabeça de chave em Paris e, desta forma, poderá ser sorteado para enfrentar Novak Djokovic, Rafael Nadal ou Roger Federer numa eventual primeira rodada.

João Olavo Souza, o Feijão, sofreu forte queda na lista desta segunda e foi parar na 118ª colocação já que não defendeu o vice-campeonato do Challenger de Zagreb da última temporada. O pupilo de Ricardo Acioly já está garantido na chave principal de Roland Garros e deverá disputar o qualifying do ATP 250 de Nice neste final de semana.

Divulgação/Wander Roberto
Jovem Guilherme Clezar venceu Challenger de Rio Quente (GO) e subiu bastante no ranking
Rogério Dutra Silva perdeu dois lugares e foi ao 123º lugar, seguido do experiente Ricardo Mello, na 140ª posição. Semifinalista em Rio Quente (GO), o rio-pretense Thiago Alves ascendeu 10 posições e está em 146º lugar, com Julio Silva e 147º.

Campeão em Goiás, o jovem Guilherme Clezar, pupilo de João Zwetsch, subiu 66 posições e estacionou na 218ª colocação, de longe, a melhor classificação do atleta de 19 anos.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Brasil repete "fórmula caipira" e São José do Rio Preto é a sede da repescagem da Copa Davis contra a Rússia

Belluccidespenca, tem pior ranking em quase três anos e pode ficar fora da Olimpíada

Bellucci não dá sorte, encara Gasquet na estreia e pode ter Federer pelo caminho em Madri

Feijão estreia contra promessa norte-americana em Belgrado atrás de recuperação no circuito

Por precaução, Bellucci desiste do ATP de Munique e foca em sua recuperação para Madri

Bellucci lamenta "dia errático", mas quer usar Monte Carlo de exemplo para próximos eventos no saibro

Fantasiados, Bellucci e Melo comemoram dia perfeito em festa dos jogadores em Monte Carlo

Impecável, Bellucci classifica triunfo contra Ferrer como uma das "melhores atuações no saibro"

Brasil reencontra Rússia nos Playoffs e joga em casa para voltar à elite da Copa Davis

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 14 de Maio de 2012 às 04:50


Notícias