Definição
País buscará retorno ao Grupo Mundial após 10 anos novamente no Harmonia Tênis Clube, palco da vitória contra a Colômbia em abril
Parece que a elogiada organização e o público excelente que lotou as dependências do Harmonia Tênis Clube, em São José do Rio Preto, no confronto diante da Colômbia, em abril, convenceu a CBT a apostar novamente no interior paulista a fim do retorno da País à elite da Copa Davis.
Palco contra a Colômbia, Rio Preto vai ser a casa do Brasil novamente, agora, nos Playoffs contra a Rússia em setembro |
Nesta sexta-feira, e entidade confirmou, em coletiva realizada durante a etapa brasileira do Grand Champions em São Paulo, que a cidade do noroeste paulista receberá o duelo contra a Rússia pelos Playoffs do Grupo Mundial entre 14 e 16 de setembro. Ao lado do presidente da CBT, Jorge Lacerda, o presidente do Harmonia, Aimar Matarazzo Ribeiro, e o diretor de Esportes do Clube, Samir Al Assal, participaram do evento.
Para receber o confronto, o Harmonia terá de ampliar a capacidade das arquibancadas e aumentar a quadra que receberá as disputas. Ribeiro já avisou que o planejamento está encaminhado. Desta vez, a estrutura montada abrigará 6.300 lugares para o público e as partidas vão começar, assim como aconteceu no último mês, às 16h (horário de Brasília).
A decisão é, de fato, surpreendente pelo fato de o Brasil nunca ter jogado no mesmo local (clube) em dois confrontos seguidos em casa desde, pelo menos, 1985. O próprio website da Copa Davis não dá detalhes sobre a sede dos duelos, apenas a cidade selecionada - na ocasião, o País escolheu Porto Alegre para os embates contra Colômbia e México.
Após o triunfo por 4 a 1 diante de Santiago Giraldo e Cia, o capitão brasileiro João Zwetsch, além do restante do time, elogiou bastante o acolhimento de Rio Preto com o evento e não descartou que o município voltasse a ser a casa do elenco na repescagem.
"Essa Copa Davis que Rio Preto fez foi muito boa, tivemos tudo o que precisávamos por perto. Foi impressionante o dinamismo e a vontade das pessoas da cidade, uma alegria de poder realizar um evento como esse", declarou Zwetsch na ocasião. Nesta sexta, o capitão voltou a elogiar a cidade e apenas queria que o piso fosse um pouco mais lento do que em abril.
"Os nossos jogadores gostam de jogar em altitude - [Bellucci venceu dois ATPs no saibro em altura - Gstaad/2009 e Santiago/2010, Feijão chegou na semi no Chile também em 2010]. No entanto, desta vez, estamos pedindo um pouco mais de cuidado para deixar a quadra mais lenta", declarou.
O interior de São Paulo vem recebendo muito destaque por receber os jogos da Copa Davisdesde 2008, quando o Brasil derrotou a mesma Colômbia em Sorocaba. Dois anos depois, em série válida também pelo Zonal Americano I, Thomaz Bellucci, Marcos Daniel, Marcelo Melo e Bruno Soares despacharam o Uruguai em Bauru. Não é à toa que cinco dos seis melhores atletas dos País são naturais do interior do estado.
Bellucci e Cia terão a chance de levar o País à elite da Copa Davis após 10 anos de ostracismo |
O Brasil não disputa a divisão de elite da Davis desde 2003, quando Guga e Cia perderam para o Canadá por 3 a 2 na repescagem, fora de casa. No ano seguinte, os principais tenistas do País (Guga também) realizaram um boicote contra o ex-presidente da CBT, Nelson Nastás, pelos esquemas de corrupção na gestão do tênis nacional.
Dessa forma, o Brasil foi parar no Zonal Americano II do torneio, o equivalente à terceira divisão. No entanto, com a entrada de Jorge Lacerda, atual presidente, o time voltou a ficar completo e, desde 2006, o time tupiniquim bate na trave nos Playoffs - Suécia (2006), Áustria (2007), Croácia (2008), Equador (2009), Índia (2010) e Rússia (2011).
Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...
+ Brasil divulga sede do confronto contra a Rússia pelos Playoffs da Copa Davis nesta sexta-feira
+ Bellucciaprova sorteio e crê em retorno do Brasil à elite da Copa Davis: "Agora é a nossa vez"
+ Brasil reencontra Rússia nos Playoffs e joga em casa para voltar à elite da Copa Davis
+ ITF define cabeças de chave e Brasil pode enfrentar Suíça de Federer nos Playoffs da Copa Davis
+ Titular pela 1ª vez, Feijão abre confronto na Davis diante de Giraldo em Rio Preto
+ Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis
ESPECIAL:Rumo ao interior - À procura de um esporte que represente o ideal da casa, São José do Rio Preto, no noroeste paulista, se apoia no tênis como divisor de águas após o direito de receber a Copa Davis. Com o maior projeto social da modalidade em mãos, o Harmonia Tênis Clube sonha grande e quer fazer da cidade uma referência do tênis nacional (Confira!)
Publicado em 11 de Maio de 2012 às 09:21